terça-feira, 31 de maio de 2011

Camara Municipal de Caiçara do Rio do Vento aprova projeto de lei do piso salarial dos professores

compartilhar

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda – feira, 30/05/11, em convocação extraordinária, a pedido do Executivo Municipal, projeto de lei de nº 006/2011, que trata da alteração da tabela orçamentária do piso salarial dos professores da Lei 306 de 27/11/2006 e seu anexo I. A bancada legislativa foi unânime na decisão de aprovar o referido projeto de lei, argumentando a importância do Professional de ensino no âmbito municipal no que se refere à formação dos munícipes caiçarenses.

Projeto de Lei nº. 006/2011.

Altera o Anexo I e Tabela orçamentária do piso Salarial
da Lei 306/27/11/2006  e outras providencias.

         O Prefeito Municipal de Caiçara do Rio do Vento, Estado do Rio Grande do Norte, Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e Ele sanciona a presente Lei com fundamento na Lei Orgânica;

TITULO I
Disposições preliminares

Art. 1º-Altera e modifica o anexo I e a tabela orçamentária do piso salarial conforme abaixo:
Art2. 2º- O art. 44 e 45, da Lei nº 306, de 27 de novembro de 2006, passa a ter a seguinte redação, tendo em vista o reajuste do Piso Salarial dos Profissionais do Magistério:

Art.44 – É fixado em R$ 890,97 (Oitocentos e noventa reais e noventa e sete centavos) o valor do vencimento básico da carreira , para uma carga horária de 30 (trinta) horas semanais.
Art.45 – O valor dos vencimentos correspondentes aos níveis da carreira do Magistério Público Municipal será obtido pela aplicação dos coeficientes seguintes ao vencimento atual da carreira:
Nível I.........................  1,00;
Nível II........................  1,30 (trinta por cento);
Nível III.......................  1,20 (vinte por cento);
Nível IV......................   1,30 (trinta por cento);
Nível V.......................   1,40 (quarenta por cento)”.

Comentário do Caiçara News: Estive na última segunda feira na Camara Municipal, onde assistí juntamente com poucos populares a mais uma sessão, confesso que dirigi-me alí por curiosidade, pois o que temos ouvido é que as reuniões são pouco proveitosas. Mas para minha supresa, gostei bastante da postura dos edis, que apreciaram na ocasião o Projeto de Lei acima citado fazendo suas colocações de forma ordeira e sensata. Voltarei na proxima sessão para ratificar ou retificar minha opinião.

PREFEITO EDSON BARBOSA ATENDE REIVINDICAÇÃO DA EMATER DO MUNICIPIO.

compartilhar



A Prefeitura Municipal de Caiçara do Rio do Vento atendeu a reivindicação da EMATER - Caiçara do Rio do Vento.
 O  extensionista local Chagas reivindicou a Prefeitura Municipal a continuidade da parceria   no sentido de melhoria na adequadação das instalações da Central de Recebimento e Distribuição dos Produtos do programa Compra Direta Local.

O Prefeito Edson Barbosa autorizou na mesma hora que a Secretaria de Obras realizasse tudo que fosse necessario para adequar as instalações.

Inicialmente foi feita uma cobertura, que servirar para abrigar mesas de corte de carne, bem como para embalar verduras e frutas.

domingo, 29 de maio de 2011

Proteção da arribação tem sucesso no RN, mas consumo ainda persiste

compartilhar


Natal (27/05/2011) – Desde março último, agentes de fiscalização do Ibama/RN vêm cumprindo uma difícil rotina, que começa ao entardecer e só termina com os primeiros raios do sol. Eles vigiam as áreas de postura das arribaçãs (Zenaida auriculata noronha) entre os municípios de Jandaíra, Lajes e Caiçara do Norte. O trabalho consiste em percorrer estradas, penetrar na mata fechada, montar campanas, sempre com o objetivo de impedir a entrada de caçadores, que se aproveitam da escuridão para matar, indiscriminadamente, filhotes e adultos dessas aves.

A ação tem trazido excelentes resultados, pois as capturas diminuíram sensivelmente nessas áreas tradicionalmente visitadas pelas arribaçãs. “Quase não tivemos caçadores neste ano”, comemora o chefe do Escritório Regional do Ibama em Mossoró, Linduarte Lopes, que é também o coordenador das ações. Em anos anteriores, as apreensões de arribaçãs mortas pelos fiscais atingiam números impressionantes, que superavam milhares de unidades.
A proteção das áreas de postura, também conhecidas como “pombeiros”, está assegurando a ampliação da população de arribaçãs no estado. Um indicativo disso pode ser o surgimento de novos pombeiros, como o de Caiçara do Norte, que ocupa uma área de 800 hectares. Segundo relatos de moradores, as arribaçãs não nidificavam no local há quase um século, desde 1917. Outros relatos dão conta de que as aves, por sofrerem menor estresse, estariam realizando diversas posturas num mesmo ano. Assim, bandos de arribaçãs que começaram a pôr ovos em março em Jandaíra poderiam estar nidificando novamente em Caiçara do Norte, onde ainda há ovos eclodindo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pesquisa Start: Carlos Eduardo com 35,8%; Micarla com 1,8%

compartilhar
EM outra, Carlos lidera sucessão natalense com 11%; Micarla só tem 0,9%.

carlos eduardo e micarla 300x206 Carlos Eduardo com 35,8%; Micarla com 1,8%
Na pesquisa estimulada do instituto Start, o ex-prefeito Carlos Eduardo  também lidera a sucessão natalense 2012. Carlos aparece com 35,8%.
Confira o resultado:
Carlos Eduardo – 35,8%
Wilma de Faria – 16,2%
Luiz Almir – 9,2%
Rogério Marinho – 4,5%
Felipe Maia – 3,6%
Fábio Faria – 2,7%
Fernando Mineiro – 2,2%
Micarla de Souza – 1,8%
Paulinho Freire – 0,2%
Nenhum/ Branco/Nulo – 15,8%
NS/NR – 7,6%.

Pesquisa Start: Na espontânea, Carlos Eduardo lidera sucessão natalense com 11%; Micarla só tem 0,9%
A pesquisa Start, divulgada no blog fator rrh, quis saber também a opinião dos natalenses sobre a sucessão municipal de 2012. E fez a seguinte indagação:
“Ano que vem teremos eleições para Prefeito de Natal. Então, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria em Prefeito de Natal 2012?”.
Eis o resultado(espontânea):
Carlos Eduardo – 11,3%
Luiz Almir – 2,3%
Wilma de Faria – 2,3%
Fátima Bezerra – 0,9%
Micarla de Sousa – 0,9%
Rogério Marinho – 0,7%
Fábio Faria – 0,5%
Hermano Morais – 0,5
Felipe Maia – 0,2%.
NS/NR – 49,8%.

Pesquisa Start: 82% dos eleitores de Natal não votariam numa eventual candidatura à reeleição de Micarla
A pesquisa Start, divulgada pelo blog fator rrh, fez a seguinte pergunta aos natalenses: “Você daria seu voto para a Prefeita Micarla de Sousa caso ela seja candidata a reeleição?”.
Confira o resultado (espontânea):
Sim – 4,5%
Talvez/Depende – 13,0%
Não – 82,4%
NS/NR  - 0,2.

fonte: profsezimar.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Servidores da EMATER, paralisaram suas atividades nesta quarta-feira

compartilhar
De acordo com as informações do sindicalista Hermes Alves, a greve já havia sido divulgada desde o final de semana, e os servidores estão apenas cumprindo com o que havia sido anunciado. "Como o Governo do Estado não se pronunciou, como fez com as demais categorias, a emater também parou", destacou Hermes.

A paralisação dos servidores, é justamente uma reivindicação antiga, que diz respeito a aplicação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, entre outros benefícios que não estão sendo respeitados pelo governo do estado.

Hermes Oliveira explicou ainda, que a greve dos servidores da emater paralisa o atendimento aos agropecuaristas , e poderá causar vários prejuízos ao setor agropecuário regional. " Mas é uma forma legítima de pressão ao governo do estado. Somente com uma greve, é que talvez haja o cumprimento de compromissos financeiros com a categoria", destacou.

Hoje pela manhã a realidade era uma só, em todos os municipios do estado os servidores da emater paralizaram suas atividades, em Caiçara do Rio do Vento não foi diferente, o prédio da emater amanheceu com faixas e cartazes alusivos à greve. 

Segundo o extensionista local, a paralização trará diversas dificuldades para o setor agropecuário, sendo mais prejudicado o agricultor familiar que vinha recebendo toda assistencia por parte do órgão. 

Comentário do Caiçara News: O descaso do governo estadual com o pequeno agricultor é algo para nos deixar preocupados, a emater desde o ínicio do ano vem funcionando em condições precárias, falta o básico do básico: não tem telefone e até a primeira quinzena do mês não tinha internet.A emater funcionava apenas com a boa vontade dos servidores e colaboradores.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conselho de Saúde tem nova formação

compartilhar Na manha desta quarta feira, tomou posse em reunião acontecida na Camara Municipal, o nova formação do Conselho Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento. o CMS terá a seguinte formação:

Representantes dos Usúarios em Saúde
Aurelio de Vasconcelos Lisboa (Assembleia de Deus) Titular
João Carlos Dantas Torres (Assembleia de Deus) Suplente
Lucia Kelly (Igreja Catolica) Titular
Dayane Lisboa (Igreja Catolica) Suplente
Alfeu D'Agata Junior (Adecarve) Titular
Lana Tatiana Pires (Adecarve) Suplente
Maria José Souza (Sindicato Rural) Titular
Manoel Correia Teixeira (Sindicato Rural) Suplente

Representantes dos Profissionais em Saúde
Valmir Oliveira da Silva (Agente de Vigilancia Sanitaria) Titular
Jose Ailton Camara Lisboa (Agente de Vigilancia Sanitária) Suplente
Joao Maria Barbosa (Motorista UMMT) Titular
Izenilda Agostinho da Silva (Tecnica de Enfermagem) Suplente

Representantes do Governo Municipal
Joao Batista Bertoldo (Secretario de Saúde) Titular
Ana Elisa (Enfermeira PSF) Suplente
Olga Hladjo de Andrade (Telecentro Comunitário) Titular
Ana Maria Dionisio (Secretaria de Administração) Suplente
 


Beijaço gay nas escadarias da Igreja Católica de Florianópolis, na hora da missa

compartilhar A primeira catedral católica brasileira a servir de cenário para um “beijaço gay”… Aconteceu na sexta-feira, 13, dia de N S de Fátima! 150 militantes fizeram uma manifestação contra o deputado federal Bolsonaro e para tanto utilizaram as escadarias da catedral, na capital catarinense, Florianópolis”

Beijaço gay nas escadarias da Igreja Católica de Florianópolis, na hora da missa
Beijaço gay nas escadarias da Igreja Católica de Florianópolis, na hora da missa

A afronta aos católicos ocorreu na sexta-feira, dia 13, sob o pretexto de protestar contra a atitude do deputado federal católico do Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro, que, com coragem, tem denunciado o que está por trás do Plano Nacional de Cidadania LGBT do Governo Federal.
A provocação dos ativistas aos católicos se deu na hora da missa, com um ‘beijaço gay’ nas escadarias da igreja, com muito barulho e bandeiras do movimento gay.
Em 2010, no Rio de Janeiro, ativistas gays atacaram vários outdoors colocados pelo pr. Silas Malafaia, no qual estava escrito: ‘Deus fez macho e fêmea’.

fonte: midia gospel

segunda-feira, 23 de maio de 2011

OAB diz que dinheiro para empresa de Palocci no fim do ano é muita ‘coincidência’

compartilhar

Ophir Cavalcanti, presidente nacional da OAB






O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, disse que pode se deduzir que os mais de R$ 10 milhões recebidos pela empresa do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, são uma compensação pela campanha vitoriosa de Dilma Rousseff, já que ele atuou na coordenação. Para ele, que se diz indignado com o caso, as datas são “muito coincidentes”.
Em 2010, a empresa do atual ministro, até então deputado, faturou R$ 20 milhões. Nos dois últimos meses do ano a empresa conseguiu faturar mais da metade desse valor. Para Cavalcanti, o dinheiro é uma compensação que deveria ser pago antes de Palocci se tornar ministro.
“O que mais me assusta é o fato de [a Procuradoria Geral da República] não querer nem investigar. Há uma denúncia que foi formulada, e tem que ser investigada”, disse o presidente da OAB. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já afirmou não ver, até o momento, “elementos suficientes” para a abertura de um inquérito. Ele pediu informações a Palocci e deu prazo de 15 dias para o ministro responder.

PREFEITO CAIÇARA, ETINHO BARBOSA (PMDB) IMPLANTARÁ PISO SALARIAL DOS PROFESSORES

compartilhar
NEGOCIAÇÃO COM PROFESSORES AVANÇA, NO SENTIDO DE IMPLANTAÇÃO DO NOVO PISO SALARIAL DA CLASSE.


Nesta ultima quinta-feira, 19/05/2011, uma comissão de professores, representada por Silvino Nunes Lisboa (coordenador do núcleo local SINTE/RN), Francisco Etevaldo Felipe, Francisca Telma, João Maria e Francisco Garrido, bem como representante do SINTE/RN, Francisco Canindé, em  audiência com prefeito municipal, O Sr. Francisco Edson Barbosa,  discutiram a implantação do piso salarial dos professores, ss negociações ficaram encaminhadas, solicitando o Sr. Prefeito prazo até a próxima quarta-feira, 25/05/2011, para analisar o impacto na folha de pagamento e organizar sua planilha com respaldo na que foi apresentada pelo coordenador local  do SINTE. 

Na data supracitada fará convocação extraordinária à Câmara Municipal para aprovação do novo piso. Sendo que o pagamento com o reajuste fica para ser creditado com previsão para  dia 05 ou 6 de Junho e em outra oportunidade será discutido o retroativo.
Fonte: portalriodosventos

PREFEITURA DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO INAUGURA MINI CAMPO

compartilhar
A Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento, realizou neste domingo, grande festa de inauguração do mini-campo da Praça José Vitorino de Andrade, na oportunidade foram realizados torneios de futebol, e servido feijoada à população que compareceu ao local.
" O Campo de Futebol vem resgatar a importancia da Pça. José Vitorino,  outrora local de encontro da população caiçarense e berço de nossa historia, uma outra idéia que ajudaria a revitalizar o local, seria a restauração das fachadas das residências com recuperação do reboco, portas e pintura. Fica aquí nossa sugestão ao Prefeito Etinho."




sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ex-governador diz que estão ensinando às crianças que "é bonito ser homossexual"

compartilhar

O ex-governador do Rio Grande do Norte e ex-vice-presidente do Senado, Geraldo Melo (PPS), também entrou na discussão sobre a homofobia. Através do Twitter, o empresário disse que as ações voltadas para o combate à homofobia ensinam às crianças que "é bonito ser homossexual".Geraldo Melo usou o Twitter para comentar sobre questões relacionadas aos homossexuais 


Afastado das disputas eleitorais desde 2006, quando foi derrotado na disputa para o Senado, Geraldo Melo sugeriu que também ocorressem campanha voltadas para evitar supostos preconceitos aos heterossexuais. "Já temos nas escolas o kit anti homofobia. Quando teremos também nas escolas o kit anti heterofobia?", questionou o ex-governador.

Para Geraldo Melo, é necessário que as campanhas educativas também mostrem às crianças que "não é feio ser heterossexual". "Estamos ensinando às nossas crianças que é bonito ser homossexual. Será que não dava pra ensinar também que não é feio ser heterossexual,ou não pode?", postou.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

20 de Maio Dia do Pedagogo

compartilhar



Ser Pedagogo...
Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola.
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande
nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra- se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista
não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade,
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.


Conselho Tutelar realiza palestra nas escolas sobre Abuso Sexual contra crianças e adolescentess

compartilhar
foto: Prof. Garrido

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes, O Conselho Tutelar de Caiçara do Rio dos Ventos não esqueceu esta data, está desde a última quarta feira realizando palestras nas Escolas do municipio, as reuniões saão realizadas com alunos e professores, o principal objetivo é alertar as crianças para os problemas relacionados ao Abuso e à Exploração Sexual, mostrando-lhes como identificar e denunciar casos que tenham ou venham a ocorrer. Os eventos continuaram acontecendo até a proxima semana quando o Conselho Tutelar visitará a Escola Cel. Pedro na Serra da Gameleira.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Portaria do Juizado de Direito da Comarca de Lajes, abre vagas para Agentes Judiciários

compartilhar
O Poder Judiciário da Comarca de Lajes/RN, através da Portaria 03/2011-GJ, abriu processo seletivo para preenchimento de 15 (quinze) vagas, em cada municipio (Lajes, Caiçara do Rio do Vento e Pedra Preta), bem como vagas para cadastro, para equipe de Agentes Judiciários de Proteção, para prestação de serviços voluntários e dimensionar as ações desse serviço. A cópia integral da Portaria, encontra-se apartir desta quarta no Conselho Tutelar, Prefeitura, Secretarias Municipais e outros locais de frequência popular.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tremor na costa de Natal não provocará tsunami no RN

compartilhar


Neste domingo (15), às 10h08 (horário de Brasília), ocorreu um tremor de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica, a 1.276 km de Natal. O primeiro alerta foi dado pela Defesa Civil Estadual, através do Tenente Coronel Josenildo Acioli.

De acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram difundidos boatos de que a costa nordestina seria afetada por um tsunami em função do tremor, porém a informação não há essa possibilidade, já que a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). “Para se gerar um tsunami  é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente. E não foi o que aconteceu”, disse o Joaquim Mendes.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes

compartilhar No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra
crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos
Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de
abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de
crianças.
E só nos quatro primeiros meses de 2011, já foram contabilizadas cerca
de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para
alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data
18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes.

Em Caiçara do Rio dos Ventos, estão sendo programadas palestras nas escolas, e com a população em geral esclarecendo sobre a importancia de se combater esta mazela que apodrece nossa sociedade. Os eventos serão organizados pelo Conselho dos Direitos da Criança e contará com a presença de diversas autoridades.

O abuso contra crianças muitas vezes é ignorado ou faz-se de conta que nada está acontecendo. Enquanto milhares de crianças tem seus direitos violados no mais intimo de sua inocência, o nosso Congresso Nacional e o próprio STF, se preocupam em criar "Leis" que beneficiam minorias dando-lhes privilégios impar, criando uma verdadeira "ditadura homossexual" onde os direitos da maioria da população são deixados em segundo plano e a liberdade de exercer opinião e manifestar o pensamento são cerceados. 

Vamos deixar de ser hipocritas e defender quem realmente não pode defender-se por sua fragilidade. "Nossas Crianças precisam de proteção, o abuso sexual contra elas precisa ser combatido em todas as instancias de nossa sociedade"

SECRETARIA DE OBRAS INICIA CAPINAÇÃO E PODA DE ÁRVORES

compartilhar
Desde a ultima semana a Secretaria de Obras de Caiçara do Rio do Vento iniciou uma verdadeira "Operação" de capinagem nos canteiros e calçamentos, bem como poda de árvores.

Limpeza da Tv. Luiz da Mata Teixeira
.
Limpeza do calçamento da Pça. José Vitorino

Parabenizamos a ação promovida  por parte da Secretaria Municipal de Obras

fotos: diario caiçarense

sábado, 14 de maio de 2011

PREFEITO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO, É UM DOS 50 MELHORES ADMINISTRADORES MUNICIPAIS DO BRASIL

compartilhar
foto: Diario Caiçarense
O prefeito Etinho Barbosa, de Caiçara do Rio do Vento, recebeu na noite desta quarta-feira, 11, no hotel Plaza Bittar, em Brasília, a premiação nacional concedida pela União Brasileira de Divulgação (UBD), como um dos 50 Melhores Administradores Municipais do Brasil.

Caiçara do Rio do Vento foi um dos municípios selecionados por ter se destacado na pesquisa de opinião publica nacional que aferiu os programas implementados pelo prefeito Etinho nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura urbana, iniciativas que teriam contribuído para o desenvolvimento urbano do município.

Para a premiação também foram valorizadas as melhorias obtidas sob a ótica da responsabilidade social e da adesão assegurada pela gestão municipal aos “Princípios do Pacto Global das Nações Unidas”.

AUBD, empresa responsável pela pesquisa nacional de opinião pública foi criada em  2001,com a finalidade de divulgar o turismo e eventos das regiões brasileiras,através de pesquisas interativas destacando as melhores administrações municipais do Brasil.

Ao todo foram 564 municípios pesquisados adotando-se os critérios de saúde,educação, merenda escolar, saneamento básico e qualidade total dos serviços municipais

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mulher com 112 anos, 22 filhos, 180 netos, 50 bisnetos 20 tataranetos, mora em Currais Novos.

compartilhar
Com a saúde em harmonia com a vida, Dona Maria Alexandrina aos 112 anos,  não tem  doenças como diabetes e nem necessita de controle de pressão arterial.

Na comunidade Cachoeira município de Currais Novos – RN, que fica há 3 km do centro da sede do município, reside a Senhora Maria Alexandrina que pode vir a ser a mulher mais velha do Rio Grande do Norte.
Nascida no dia 15 de Maio 1899, Dona Alexandrina completará no proximo dia 15 de maio 112 anos, com uma saúde invejável.
De família que tem origem na Região do Trairi entre os municípios de Santa Cruz e Tangará  no interior potiguar e, viúva do Sr. Zacarias da Silva (Se vivo estaria com 118 anos), sendo mãe de 22 filhos aos quais,  conhecem e chama a todos pelo nome, e ainda é vaidoso, pois gosta muito de jóias. A noite Dona Alexandrina gosta de cantar e durante o dia ela gosta mesmo é de dormir.
O filho mais velho de Dona Alexandrina é o Sr. Jose Alexandrino,  é vivo e mora em Rio Verde interior de Goiás e está com 95 anos,  já sua filha mais nova tem 66 de idade, não se tem a quantidade exata de netos, mas, calcula- e  ser em torno dos 180, 50 bisnetos e 20 tataranetos.
fonte: serido noticias

MUNICIPIO DE CAIÇARA RECEBE ONIBUS DO PROGRAMA CAMINHO DA ESCOLA

compartilhar
 Para a felicidade geral da nação,  encontra-se em nossa cidade desde a tarde desta quarta-feira o tão esperado ônibus escolar, conseguido junto ao Governo Federal através de convênio com a Prefeitura Municipal pelo Programa Caminho da Escola. 

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
 
O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O ônibus tem a capacidade para 44 alunos, podendo transportar até 54, conforme portaria disponível no site do FNDE.

O Blog Caiçara News parabeniza o Prefeito Edson Barbosa, por mais essa ação em beneficio da educação caiçarense.

fonte: Diário Caiçarense (fotos)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia das mães no Renascer da Serra

compartilhar O Renascer da Serra também teve seu momento de comemoração do dia das mães, o evento foi promovido pela Assembleia de Deus - Congregação Renascer da Serra.
Foi realizado um culto festivo, com pregação da palavra de Deus, hinos de louvor. Também houve distribuição de brindes para as mães e lanches para todos os presentes.
crianças realizaram homenagem às mães
distribuição de p-brindes às mães
O Presbítero Inácio é dirigente da AD no Renascer da Serra
Ir. Fabiano, uma das colunas da AD

Pr. Sandro, Dirige a AD Caiçara do Rio do Vento
Grupo Jeová-Shamá
Ir. Benedita, sempre cooperando com a obra do Senhor
A congregação do Renascer é dirigida pelo Presbiterio Inacio e o Irmão Fabiano, a associação cedeu um terreno onde brevemente estaremos construindo um templo.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO PROMOVE FESTA DO DIA DAS MÃES.

compartilhar

A Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento promoveu neste sábado, dia 8, uma bonita festa para comemorar o Dia das Mães, tradicionalmente celebrado no segundo domingo do mês de maio.
 A confraternização, uma homenagem à todas as mães do Município, foi realizada a partir das 21 horas, na Quadra Poliesportiva de Nóva Descoberta, muito bem organizada teve direito a garçons servindo as Mães.
O evento teve início com apresentação de números musicais executados por uma  Banda de São Paulo do Potengi , com muita animação, e a presença de nosso amigo Wagner que cantou diversas musicas em homenagem as Mães Caiçarenses.
 Em seguida foram sorteados dezenas de  prêmios as Mães.
Também foram distribuídos às mães que estiveram presentes um mini porta joias como lembrança desta Tradicional Festa do Dia Das Mães.
Estiveram presentes, além das homenageadas – Mães - O prefeito de Caiçara do Rio do Vento Edson Barbosa, o Deputado Estadual Gustavo Carvalho, Vereadores, Secretários e demais colaboradores Municipais.
Para finalizar a noite, a animação ficou por conta da Banda Musical.
A homenagem às mães foi uma iniciativa da primeira-dama Tereza Cristina e a equipe da Secretaria de Assistência Social, que tem a sua frente a Secretaria Cinthya Bezzeril .
fonte: diario caiçarense

domingo, 8 de maio de 2011

Nadador potiguar desbanca Cielo na maior competição do país

compartilhar
Bruno Fratus natação (Foto: Satiro Sodré / CBDA)





O nadador potiguar do Pinheiros de São Paulo Bruno Fratus, surpreendeu a todos ao desbancar o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo na prova dos 100m livre disputada neste sábado pelo troféu Maria Lenk. Bruno fez o melhor tempo tanto nas eliminatórias quanto na semi-final e quando realmente valia a medalha de ouro e o título de campeão nacional, ele conseguiu chegar na frente novamente.

Bruno não só venceu um dos melhores nadadores do mundo da prova, mas, também, estabeleceu uma marca muito expressiva que o coloca entre os 10 primeiros do mundo na temporada até agora. Com 48.72 Bruno faz a sua melhor marca pessoal na carreira e, ainda, conquistou o índice para o Mundial de Xangai por apenas dois centésimos.  fonte: senadinhomacaiba
   

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Conselho Municipal de Saúde, participa de Plenaria Regional em João Camara

compartilhar O Conselho Municipal de Saude de Caiçara do Rio do Vento, representado pelos conselheiros: Olga, Nilson Paulino e Aurélio Lisboa, participou nesta manhã na III Ursap e Joao Camara da Plenária Regional dos Conselhos Municipais de Saúde.


Na pauta da plenária foi debatido principalmente a realização das Conferencias Municipais de Saude que serão realizadas em todos os municipios do RN até  data de 15 de julho. Também foi frisado a exigência da adequação dos Conselhos à Resolução 333. Isso significa que terão que ter uma sala exclusiva, um secretario executivo e orçamento próprio fixado na LOA e no Plano Municipal de Saúde.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Equipe da Secretaria de Obras, fecha cratera causada pelas últimas chuvas !

compartilhar
O acúmulo e falta de escoamento das aguas pluviais na antiga barragem (por trás Rua J.Vitorino) causaram transtorno aos moradores, vindo a criar uma cratera de cerca de 3 de diametro.

cratera na Rua José Henrique
 Logo após tomar conhecimento do caso a Prefeitura através de sua Secretaria de obras passou boa parte do dia realizando o fechamento do buraco. E, segundo o Secretário Edvaldo Cesário, a colocação de uma manilha está sendo providenciada para sanar de vez a situação.

Coordenador de Obras esteve logo cedo no local avaliando a situação (foto diario caiçarense).

Secretaria Obras, deslocou maquina e pessoal para resolver o problema

Chuvas caem abundantes em Caiçara do Rio dos Ventos

compartilhar
Desde a noite desta quarta feira que nosso municipio vem recebendo chuvas constantes, foram cerca de 68mm das 23:30 hs da quarta às 04:30 hs da quinta. Coms as chuvas o Rio dos Ventos voltou a correr forte, coisa que não acontecia desde janeiro deste ano.

Rio dos Ventos - visto da BR 304
Rio dos Ventos - visto da Pça. José Vitorino

Rio dos Ventos - visto da BR 304










quarta-feira, 4 de maio de 2011

Secretaria de Saúde de Caiçara do Rio do Vento intensifica campanha de vacinação contra gripe

compartilhar A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) vai imunizar os idosos acima de 60 anos, mas também as mulheres grávidas, crianças de seis meses e menores de dois anos e os profissionais de saúde.
A Organização Mundial de Saúde considera a vacinação destes grupos como a estratégia de prevenção para a redução de ocorrência da doença, internações e óbitos. Para a OMS, ela é mais eficaz e menos onerosa.

Em Caiçara do Rio do Vento a Secretaria de Saúde já vacinou quase 70% do público alvo da campanha:


Foram vacinadas até ontem(03/05) segundo dados do MS, um total de 336 pessoas, foram: 
57   crianças
46   Trabalhadores em saúde
27   gestantes
206 Idosos

Greve dos servidores da educação se alastra por todo RN!

compartilhar

A secretaria estadual de Educação Betânia Ramalho terá um encontro hoje, em Brasília, com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Serão discutidas formas de se garantir mais recursos para a educação e o cumprimento do que foi aprovado no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores estaduais em educação.

Série cidades do RN: Santa Cruz

compartilhar Pertenciam à grande nação tapuia os índios que dominavam quase toda a Ribeira do Trairi, aglomerando-se nas serras do Ronca, Tapuia e Doutor, atual município de Santa Cruz. Aí foram encontradas ossadas humanas e diversos objetos pertencentes aos silvícolas, cujo desaparecimento data por volta de 1800.
Tapuias foram os primeiros habitantes da região
Acredita-se que ainda no século XVIII se tenha dado a primeira penetração do elemento civilizado. Entretanto, a colonização só se iniciou em março de 1831, quando Lourenço da Rocha, seu irmão João da Rocha e um companheiro de nome João Rodrigues da Silva, percorrendo os sertões, tocaram naquelas paragens as quais denominaram Malhada do Juazeiro. Pela altura e fronde, sobressaía-se entre os demais, belo juazeiro que se erguia no local onde hoje se situa a Igreja Matriz.
Santa Cruz hoje.


Havia abundância de inharé, árvore da qual havia uma lenda de que era sagrada e que provocava secas, epidemias e outros males, toda vez que seus galhos eram quebrados.
 
Inharé, arvore tipica da região quando do seu desbravamento.
Segundo esta mesma lenda, um santo missionário, tomando conhecimento do fato, dirigiu-se ao local e, cortando galhos de inharé, com eles ergueu uma cruz. Os malefícios cessaram como por encanto. Das fontes, a água jorrou em abundância, os animais tornaram-se mansos e humildes, as aves entoaram cânticos. A localidade foi então chamada Santa Cruz do Inhame. Anos se passaram. O topônimo Inhame foi trocado por Trairei, nome indígena dado a importante curso d'água que banha o território. Mais tarde simplesmente Santa Cruz.

Dentre os filhos mais ilustres da cidade podemos citar: Ibere Ferreia de Souza (ex-governador), Theodorico Bezerra (ex-político, industrial, comerciante e latifundiário brasileiro) e Fernando Bezerra (ex senador, engenheiro civil)


Fontes: Aurino Galvão e Wikipedia)

Encontrado artefato pre-colombiano no Rio Quin-quin-proá

compartilhar
Utensílio Tapuio ?
Neste domingo, 1º de maio de 2011, o Sr. Ademar (o Galego), que acompanhava uma caminhada da garotada da Adecarve na Fazenda São Luiz, na direção da “cachoeirinha”, para aproveitar esse tempo de chuvas, topou com um objeto estranho, próximo a um dos ribeirões ou grotões que ladeiam o rio Quinquinproá (1),  bem próximo ao “Tanque da Ventania” (2).

terça-feira, 3 de maio de 2011

CONSELHO ESCOLAR DO CENTRO EDUCACIONAL, DEBATE CRIAÇÃO DE GREMIO ESTUDANTIL

compartilhar

Na última quarta-feira, 27 de abril do corrente, o conselho escolar Centro Educacional Rio dos Ventos  se reuniu após  sua criação para encaminhar alguns pontos importantes para o bom desenvolvimento e funcionamento da educação.

IPANGUAÇU

compartilhar

Beleza que dói

As imagens podem parecer lindas pelas lentes do repórter fotográfico Canindé Soares...
Mas são tristes...desesperadoras...
A cidade é Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte. Onde a chuva já deixou desabrigados e fez o governo decretar calamidade pública.








 
fonte: taisa galvão/www.canindesoares.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...