segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tremor na costa de Natal não provocará tsunami no RN

compartilhar


Neste domingo (15), às 10h08 (horário de Brasília), ocorreu um tremor de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica, a 1.276 km de Natal. O primeiro alerta foi dado pela Defesa Civil Estadual, através do Tenente Coronel Josenildo Acioli.

De acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram difundidos boatos de que a costa nordestina seria afetada por um tsunami em função do tremor, porém a informação não há essa possibilidade, já que a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). “Para se gerar um tsunami  é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente. E não foi o que aconteceu”, disse o Joaquim Mendes.

O mapa de localização e o registro na estação de Riachuelo (RCBR), Gravatá (GRBR) e Pau dos Ferros (PFBR) foram determinantes para definir os resultados do tremor deste domingo.
No momento do alerta, todas as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e a Defesa Civil Estadual foram acionadas ficando em prontidão para atuarem a qualquer momento. Assim que os resultados dos tremores foram divulgados pelo laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ação dos bombeiros foi normalizada.

fonte: blog de lajes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...