quarta-feira, 4 de maio de 2011

Encontrado artefato pre-colombiano no Rio Quin-quin-proá

Utensílio Tapuio ?
Neste domingo, 1º de maio de 2011, o Sr. Ademar (o Galego), que acompanhava uma caminhada da garotada da Adecarve na Fazenda São Luiz, na direção da “cachoeirinha”, para aproveitar esse tempo de chuvas, topou com um objeto estranho, próximo a um dos ribeirões ou grotões que ladeiam o rio Quinquinproá (1),  bem próximo ao “Tanque da Ventania” (2).
No início ele pensou que fosse um “côco”, mas ao desenterrar o objeto, teve um grande espanto!  Era uma tijela (panela sem cabo) esculpida num tipo de mineral que parece granito.  A peça apresenta uma das bordas quebradas e, até agora, não foi possível localizar o pedaço perdido, pois o rio é muito grande e fica muito difícil saber de onde veio ou em que direção poderia estar.  
Certamente foi arrastada pela últimas chuvas, ou descoberta pelas águas.  "Vamos levar o objeto para o IFRN (Instituto Federal e Tecnológico que tem cursos de Geologia e Arqueologia), para fazer uma avaliação de sua real natureza, disse Marcio Carvalho, Pte. da Adecarve"

(1) – Tupi – “Rio de enxurrada”
(2) – A Pedra da Ventania é uma rocha elevada cerca de 30 metros acima do leito do rio Quinquinproá, na Fazenda São Luiz, que contém um tanque natural (da Ventania)  cavado cerca de 4 metros na rocha, que durante o ciclo do algodão e desde o Século XVIII, servia para as lavadeiras da região, pois tem a fama de não secar.  
O local tem um grande potencial turístico e tende a ser aproveitado ao longo da montagem do Projeto Portal dos Ventos durante o próximo ano.
Nota do blog: o achado só vem reforçar nossa ideia de que realmente nossa região é um riquissimo sitio arqueologico, eu pessoalmente já encontrei artefato que tambem pode ser de origem Tapuia.

fonte: Adecarv.org/diario caiçarense

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...