segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Serie Cidades do RN: Vera Cruz

A localidade inicialmente chamada Periperi,situada às margens do Riacho Vera Cruz,teve o fazendeiro Antônio de Vasconcelos como o primeiro proprietário,no início do século XIX. O seu sucessor,Alexandre Rodolfo de Vasconcelos, estabeleceu sua residência construindo ampla e uma capela,atraindo muitos trabalhadores do campo para morarem no local.
Em 1855 a capela foi demolida, pelo Capitão Teodósio Xavier,com a participação do Padre Bernardino de Sena, para que em seu lugar fosse iniciada a construção da Igreja do Divino Espirito Santo. A obra só foi concluida 40 anos depois de seu início,pelo Padre Antônio Xavier de Paiva. A povoação de VERA CRUZ foi se expandindo e se destacando dentro dos limites do município de São José do Mipibu, devido a suas atividades agrícolas e pastoris. No mês de agosto de 1874 recebeu o nome definitivo de Vera Cruz, numa referência ao riacho que banha suas terras.
O povoado de Vera Cruz foi elevado à categoria de vila no dia 24 de Novembro de 1953, de acordo com a lei nº 910.Dez anos depois, em 26 de Março de 1963,através de Lei nº 2.850,sancionada pelo então Governador do Estado,Aluizio Alves, Vera Cruz teve suas terras desmembradas  de São José do Mipibu,tornando-se município.

Localizada na Região Agreste do estado,o município está a 37 km da capital do estado e hoje integra a Área Metropolitana de Natal,com 92 km2 de extensão,contando com uma população de 8.930 habitantes. A cidade se limita com Monte Alegre,Macaíba,Lagoa Salgada,Boa Saúde e São José do Mipibu.
A economia do município é voltada para a avicultura e para a agricultura,onde se destaca como grande produtor de laranja e farinha. No município ainda existe a ocorrência de minerais de Diatomito e Argila. 

O artesanato apresenta trabalhos de fabricação de panelas e pratos de cerâmica, além da confecção de esteiras e sacolas de agave. O destaque turístico é as suas lagoas. Já o folclore local mantém vivo a tradição de manifestações do Boi-de-reis.

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...