segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Série cidades do RN: CAMPO GRANDE

O Sargento-Mor João do Vale Bezerra adquiriu de um português chamado Gondim,em hasta pública, nos idos de 1761, a Serra Capilhada,área primitivamente habitada pelos índios Pegas. João do Vale Bezerra tornou-se o novo dono das terras onde já existiam os primeiros sinais de uma fazenda de criação de gado. Foi assim que surgiu o novo povoado, e foi desta forma que começou a ser contada a própria história de uma serra que,com o passar do tempo, o povo batizou definitivamente de Serra de João do Vale.
Teve início então a povoação de Campo Grande com casas construídas para a família e descendentes de João do Vale Bezerra e a edificação da capela em homenagem a  Santana.
Em 30 de março de 1870,pela Lei número 613, o povoado desmembrou-se de Assú, tornando-se o novo município de Campo Grande, seu próprio nome.Veio também a chamar-se posteriormente de Vila de Triunfo.
A Lei número 192, de 28 de agosto de 1903, originada do projeto do Deputado Luis Pereira Tito Jácome,mudou novamente o nome do município para Augusto Severo, numa homenagem do parlamentar a um filho do Estado e inventor do dirigível Pax. Em 6 de dezembro de 1991,através da Lei municipal número 155/91, o município voltou a se chamar Campo Grande.

O município está localizado no Médio Oeste a 258 Km de Natal, numa área de 859 km2, onde residem 9.400 habitantes. O Açude Morcego, com capacidade para quase 8 milhões de m3 abastece a cidade.
Os pontos turistícos do município destacam-se:o Monte do Areré com sua capela,o Açude Morcego, a Serra do João do Vale com seu excelente clima e a Laje da Pedra Branca que conserva água por muitos meses.
Campo Grande é um município que tem sua economia voltada para atividades agricolas;seu artesanto é baseado na confecção de cestase chapéus de palha de carnaúba,celas e arreios de couro. É uma cidade bastante hospitaleira e festiva, com destaque para Vaquejada e a festa de Santana realizada em 26 de Julho.

fonte: Padua Campos

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...