quinta-feira, 30 de junho de 2011

Decreto regulamenta lei que trata da organização do SUS

compartilhar


susDecreto publicado ontem (29) no Diário Oficial da União fixa regras para reorganizar o Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar o acesso aos serviços na área em todo o país. O decreto estabelece um novo modelo de gestão, definindo obrigações para estados e municípios.
Uma das principais mudanças é o mapeamento dos serviços de saúde por regiões. O governo vai dividir o país de modo a agrupar as cidades com condições econômicas e sociais semelhantes. Cada região dessa terá metas diferentes, de acordo com a realidade local.
Atualmente, as metas são definidas de modo geral, a cada quatro anos. Além disso, e não há um monitoramento sobre o cumprimento de objetivos específicos.
Os estados e os municípios que não atenderem às regras poderão ter verba bloqueada. Se forem eficientes, poderão ganhar mais recursos.
Por meio de listas divulgadas pela internet ou disponíveis em hospitais e postos de saúde, os usuários terão acesso a informações sobre quais serviços são oferecidos em cada região.
Construído a partir de diálogo com os estados (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), os municípios (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o decreto regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, que entrou em vigor em 1990.
O decreto define e consolida o modelo de atenção regional, em que municípios vizinhos deverão se organizar para ofertar atendimento de saúde às suas populações. Cada uma das 419 regiões identificadas deverá ter condições para realizar desde consultas de rotina até tratamentos complexos. Caso não haja capacidade física instalada naquela região para a execução de determinado procedimento, os gestores da rede terão de fechar parceria com outras regiões, que atenderão a essa demanda.
Da Agência Brasil

Conselho de Saúde de Caiçara do Rio do Vento se reúne nesta sexta

compartilhar
OFICIO CIRCULAR Nº. 006/2011

DESTINO: CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE
ORIGEM:  Secretaria do Conselho Municipal de Saúde


Prezado (a) Senhor (a),



                                                    Apraz inicialmente o presente em cumprimentar V.Sª, e em conseguinte convocá-lo(a) a participar de Reunião ordinária deste Conselho a realizar-se na data de 01 DE JULHO DE 2011 (SEXTA-FEIRA ) a partir das 09:30 h, no LOCAL: CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.
                                               
Salientamos da importância de vossa presença.

Pauta:
1.       APROVACAO DO REGIMENTO DA CONFERENCIA MUN DE SAUDE
2.       DEBATE DE TEMAS RELACIONADOS À SAUDE MUNICIPAL (ABERTO)

Sendo só para o momento, desde já agradecemos sua presença,


Cordiais saudações,

Aurélio de Vasconcelos Lisboa
Presidente do Conselho Municipal de Saúde 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Por furtar três pacotes de biscoito, homem é preso em Araripina

compartilhar

A polícia deteve nesta terça-feira (28) um homem acusado de furtar três pacotes de biscoito em um estabelecimento comercial na cidade de Araripina. Segundo a proprietária do comércio, Evani de Souza Sátiro, 45 anos, o indivíduo identificado como Alex Alves Rodrigues, 26 anos, entrou no estabelecimento, pegou os pacotes de bolacha e ao ser cobrado saiu correndo.


Policiais militares foram chamados, fizeram diligências e conseguiram localizar o acusado. Na delegacia, Alex Alves confessou que já havia consumido os biscoitos. 
FONTE: blog de Alvinho Patriota por Chico Gomes
NOTA DO BLOG: SERIA HILÁRIO SE NÃO FOSSE TRISTE, A JUSTIÇA BRASILEIRA É RÁPIDA EM PUNIR OS POBRES E DESVALIDOS, ENQUANTO ISSO CRIMINOSO COMO CESSARE BATTIST RECEBEM DIREITO DE PERMANECER NO PAÍS COMO DE FOSSE UM CIDADÃO DE BEM! ISSO É UMA VERGONHA.

Encerra-se hoje o prazo para que os municipios possam encaminhar dados do Bolsa Família

compartilhar



Os municípios precisam registrar nos sistemas dos ministérios da Educação, até esta quarta-feira (29), e no da Saúde, até hoje (30), as informações dos beneficiários do Bolsa Família. 

Os dados relativos à frequência escolar, agenda de vacinação, controle de peso e pré-natal, precisam ser atualizados. As prefeituras que não encaminharem as informações deixam de receber recursos destinados pelo Ministério de Desenvolvimento Social à gestão do Bolsa Família. O descumprimento por cinco vezes leva ao cancelamento do benefício. 

O monitoramento adequado das condicionalidades pressupõe manter o cadastro atualizado e promover uma parceria entre o gestor municipal do Bolsa Família e os responsáveis pelas áreas de Educação e Saúde, além da Assistência Social. 


Educação

A presença de crianças e adolescentes na escola é acompanhada bimestralmente. Para continuar a receber a transferência de renda, os alunos de seis a 15 anos precisam assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas. 

Saúde
Além da frequência escolar, os beneficiários do Bolsa Família precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças com até sete anos de idade e conduzir os filhos para serem medidos e pesados nos postos municipais. A contrapartida para as gestantes é fazer o pré-natal. Nesse caso, as informações são referentes ao monitoramento do primeiro semestre deste ano.
 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jardim de Angicos realiza sua 3ª Conferência Municipal de Saúde

compartilhar
foto: blog do professor sezimar
município de Jardim de Angicos, através da Secretária de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira(27), no Associação dos professores, a 3ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento contou com a presença de pessoas de vários municipios da região central e mato grande, dentre eles o Conselho Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento.
Na oportunidade abordaram o tema “Todos Usam O Sus, Sus Na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio Do Povo Brasileiro”, enfatizando a importância das pessoas conhecerem o sistema Único de Saúde e exigirem os seus direitos.
Na Conferencia  foi formada uma mesa que tinha como representantes a Enfermeira Francisca(III Ursap/João Câmara), Sidney Fonseca(Professor), Batista Melo(Vereador) e João Maria(Secretário Municipal de Saúde).
Nos chamou a atenção as falas dos professores Dehon e Sidney, enfatizando os inúmeros problemas que a população local vem passando com a falta de médicos no municipio a mais de 02 meses.
Também em sua fala o Vereador Batista Melo, disse que a saúde municipal de Jardim está na UTI, e com vistas a piorar, pois além da falta de médicos, não tem se quer uma ambulância para transporte de pacientes que necessitem deste serviço, um verdadeiro Deus nos acuda!


Nota da redação: Registramos aqui, o bom acolhimento que o Conselho Municipal de Saúde de Caiçara do Rio do Vento teve na cidade de Jardim de Angicos, principalmente por parte do Secretário de Saúde Sr. João Maria, fazendo jus a fama de hospitaleiro que tem o povo daquela cidade.

domingo, 26 de junho de 2011

Grupo armado explode caixa do BRADESCO em Caiçara do Rio do Vento

compartilhar













Na madrugada deste sábado para domingo (aproximadamente 02:00hs) um grupo de bandidos causou uma forte explosão no caixa eletrônico do BRADESCO da cidade de Caiçara do Rio do Vento. As primeiras informações dão conta de que o bando não obteve o sucesso desejado, haja vista que a explosão não conseguiu atingir o compartimento onde ficam armazenadas as cédulas
A Policia Militar chegou pouco depois ao local, não conseguindo apreender qualquer dos envolvidos, que empreenderam fuga após o malogrado assalto.

A forte explosão causou apreensão na pacata população local que acordou assustada sem saber o que acontecia.

Parece-me que nem mesmo a bandidagem com explosivos potentes, conseguiram o que os caiçarenses tentam sem sucesso, ou seja sacar dinheiro no caixa do BRADESCO.

Marcha para Jesus

compartilhar
O maior evento gospel do mundo foi notícia nos principais telejornais brasileiros. A Marcha para Jesus, realizada ontem, dia 23 de junho, reuniu milhões de pessoas no centro de São Paulo e chamou a atenção da mídia.

O evento contou com a participação do pastor Silas Malafaia e outros pastores, além de muitos nomes consagrados da música gospel.

Assista às matérias sobre a Marcha para Jesus na Globo, no SBT e naBand .

Angicos terá nova sede da agência da Previdência em 30 dias

compartilhar
A nova agência da Previdência de Angicos estará pronta para ser entregue à população em 30 dias. A informação foi dada ontem pela manhã durante a visita do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, à sede da Previdência em Mossoró. De acordo com o gerente-executivo do órgão,Francisco Osimar da Silva, informou também ao ministro que a nova agência do INSS de Mossoró estará pronta até 30 de setembro.
Segunda-feira, o ministro da Previdência se reunirá com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Garibaldi Filho vai apresentar a ele a proposta de antecipação do pagamento do 13º salário para os aposentados. Dessa vez, a intenção é pagar entre 40% ou 50% em agosto; ano que vem realizar esse pagamento em julho; e em 2013 antecipar este salário para junho. A partir daí, a antecipação ficaria de forma definitiva. O ministro da Previdência acredita que Guido Mantega acatará a proposta e que os aposentados verão atendida essa reivindicação.
fonte: lauritaarruda

sábado, 25 de junho de 2011

João Cãmara, Justiça Federal manda demolir barracos às margens de estrada de ferro

compartilhar
A Justiça Federal do Rio Grande do Norte, pela decisão do Juiz da 5a. vara, nos autos do processo no. 0007282-84.2010.4.05.8400 em que é réu o Município de João Câmara, determinou a demolição dos barracos construídos à margem da estrada de ferro e aplicou uma multa de R$ 200,00 por dia em caso de descumprimento da ordem judicial. O prazo para demolição é de 30 dias.
Três barracos já foram destruídos, faltando apenas três, que deverão ir ao chão nos próximos dias. Alguns prejudicados ameaçam entrar com ação judicial contra o Prefeito Vavá pedindo indenização.

ABC vence o Náutico, sobe uma posição e segue invicto na Série B

compartilhar O ABC não fez uma grande partida, e até chegou a passar um pequeno sufoco no final da partida deste sábado (25) no Frasqueirão, em Natal, mas conseguiu sair de campo com a vitória em casa sobre o Náutico, por 1 a 0. Apesar disso, o time conseguiu perder uma chance incrível de gol já nos descontos.

Com o resultado, além de voltar a vencer após dois empates fora de casa – Vitória e Vila Nova - o alvinegro se mantém como o único invicto da Série B após sete rodadas, além de ter subido uma posição na tabela de classificação. A equipe tem 13 pontos, próxima do G-4 na quinta colocação.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Revelações marinadas

compartilhar O Apóstolo Paulo esperou catorze anos antes de partilhar acerca de uma experiência celestial e transcendente que um certo homem (o mais certo é ter sido ele próprio) vivenciou. Existem certas informações e revelações que são difíceis de digerir e por isso devem ficar a aguardar o tempo certo para vir à luz. Como as marinadas. Que ficam um certo tempo a repousar, a apurar e a aperfeiçoar o gosto. No final ficam muito mais saborosas.

Algumas experiências, quando expostas antes do tempo, podem trazer mais trevas que luz. Nesta febre da relevância imediatista, desaprendeu-se a aguardar. Confesso que é das coisas que mais me custa, calar e esperar.

Mas Deus está a ensinar-me. Reter a fala, parar o pé, deter a mão. Sossegar o espírito. As gloriosas Palavras do céu são e foram sempre cozinhadas em lume brando. Por maior e melhor que seja a grandeza da experiência, é sempre sensato calar a boca primeiro.

Como bem disse o sábio Pregador, há "tempo de estar calado e tempo de falar."

Ministério da Saúde entregou TVs e computadores a Conselho de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde no RN

compartilhar  O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), dá seguimento à Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do SUS (ParticipaSUS), com a entrega de 53 televisores LCD de 32" e 63 computadores a entidades integrantes do Programa de Inclusão Digital (PID) no Estado do Rio Grande do Norte.

A ação é desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Saúde. Em cerimônia que aconteceu na terça-feira (21), às 10h, no auditório da Emater, receberam os aparelhos Conselhos Municipais, Conselho Estadual e Secretarias Municipais de Saúde.

Participaram do evento o secretário Odorico Monteiro, da SGEP, secretários de Saúde, presidentes dos Conselhos e prefeitos dos municípios.

 Em etapas anteriores, foram destinados ao Rio Grande do Norte 168 computadores e impressoras e 26 televisores para Conselhos Municipais e Estadual de Saúde, a partir de critérios e contrapartidas da gestão estadual e municipal. Para 2011, a meta é disponibilizar webcams para todos os Conselhos de Saúde e TVs para os 4.118 Conselhos não contemplados na primeira etapa. Com os computadores, os conselheiros podem ter acesso a banco de dados da saúde, fazer videoconferências e receber capacitação à distância. Pela TV, recebem qualificação de cursos preparados pelo Canal Saúde, por exemplo. DISTRIBUIÇÃO - Entre 2007 e 2010, o Ministério da Saúde adquiriu e disponibilizou 16.683 equipamentos - entre computadores, impressoras e estabilizadores - para 5.564 Conselhos Municipais de Saúde, além dos 26 Conselhos Estaduais de Saúde e Conselho do Distrito Federal. Em 2010, foram entregues 1.500 kits Canal Saúde (TV 32", antena parabólica e decodificador) a todos os conselhos que atenderam os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional do PID. Os equipamentos são destinados a uso exclusivo dos Conselhos de Saúde e disponibilizados a partir de alguns critérios, como a existência de espaço físico para funcionamento do conselho, ata assinada pelos conselheiros confirmando instalação no espaço a que foi destinado, validação pelo Grupo de Trabalho de Acompanhamento do PID do estado e Pesquisa de Avaliação.

 Também está sendo articulado com o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), por meio de unidades regionais, a oferta de curso básico de informática e acesso à internet para conselheiros de saúde.

Pré-candidato a prefeito de Tenente Laurentino morre vítima de picada de abelha

compartilhar

O pré-candidato a prefeito de Tenente Laurentino Cruz, Agostinho Fernandes (PMDB), morreu nesta quinta-feira (23), vítima de uma picada de abelha. O acidente acontecendo no sítio de sua propriedade.

Agostinho foi atacado na orelha, o que provocou o processo alérgico e, consequentemente, um infarto. Ele era presidente do PMDB em Tenente Laurentino, inclusive estava articulando sua candidatura a prefeito com o apoio da governadora Rosalba Ciarlini (ao lado dele na foto). fonte robsonpires

quinta-feira, 23 de junho de 2011

BEBÊ DE DOIS MESES QUE FALA SURPREENDE CAMPONESES NA NICARÁGUA.

compartilhar CINCO "ESPECIALISTAS" PARA EXPLICAR O CASO DO BEBÊ FALANTE DANICARÁGUA 

 Um bebê de dois meses deixou seus pais espantados quando, depois de tomar leite, pronunciou as primeiras palavras em uma comunidade camponesa da Nicarágua, revelou a imprensa nesta quarta-feira.

Na Nicarágua, um bebê de dois meses deixou seus pais espantados quando começou a falar.
A comunidade internacional ficou impressionada nesta semana com a divulgação do prodígio da Nicarágua, o bebê que começou a falar aos dois meses de idade.

"A primeira palavra que falou foi para mim; disse mamãe", relatou Isabel Mendoza ao El Nuevo Diario.
"As palavras que disse foram mamãe, papai, 'pipe' (menino)", afirmou a mulher.
O pai, Antony Huete, contou que seu filho, que possui o mesmo nome dele, pediu-lhe uma vez "água, água".

A verdade sobre o espiritismo

compartilhar
Sabemos que nos últimos meses um grupo espirita anda divulgando sua doutrina em Caiçara do Rio do Vento, mas para nós cristãos, tanto católico quanto evangélicos fica a indagação: O que realmente é o espiritismo à luz da bíblia?



Algumas Afirmações Espíritas
  1. Possibilidade de comunicação com entidades espirituais desencarnadas.
  2. Crença na reencarnação, nos purificando pelo sofrimento e pelas boas obras que praticamos, até atingirmos a salvação.
  3. Crença em que nada é fortuito e que não podemos escapar às conseqüências de nossos atos.
  4. Crença na pluralidade de mundos habitados. Sendo a Terra planeta de expiação.
  5. O progresso pessoal depende unicamente do próprio indivíduo, e acumula-se de encarnação em encarnação.
  6. Deus embora existente é inacessível.
  7. O contato com Deus é feito através de "Guias", ou espíritos que se manifestam através de "Médiuns", podendo assim nos ajudar.
Jesus Cristo não é Deus, é uma entidade muito evoluída que veio a este mundo.

Revelações das Escrituras


É possível o contato com os mortos?
  • Jó 7:9-10 - Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais.
  • Eclesiastes 9:5-6 - Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.
  • Eclesiastes 12:7 - e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.
É permitido que se tente o contato com os mortos?
  • Levítico 20:6 - Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.
  • Deuteronômio 18:10-11 - Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
  • Isaías 8:19-20 - Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? acaso a favor dos vivos consultará os mortos? A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.
  • I Timóteo 4:1-2 - Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada.
Como podemos ver, a prática do contato com mortos (ou sua tentativa) é contrária aos ensinamentos das Escrituras. Devemos então definir qual seria a "fonte" de informações utilizadas pelos espíritas para a definição de suas doutrinas:
- Que alguma informação chega ao médium não se deve duvidar. Mas, como os próprios espíritas confirmam, vez por outra os médiuns estão sujeitos ao controle de maus espíritos, chegando a haver reações físicas dolorosas.
Os sintomas são os mesmos apresentados, nos dias de Jesus, por pessoas possuídas por demônios, qual sejam: prostração, espuma pela boca e outros fenômenos similares

Conselho de Saúde

compartilhar
O Conselho de Saúde de Caiçara do Rio do Vento, se reunirá nesta terça feira em reunião ordinária, em pauta estará a aprovação do regimento da Conferencia Municipal de Saúde, também na oportunidade estará aberto o debate de temas relacionados à saúde.
 A reunião acontecerá a partir das 10;00 hs na Câmara Municipal e é aberta à toda população.

CE: prefeito e outros 36 acusados de corrupção fogem em ônibus

compartilhar
O prefeito de Senador Pompeu (CE), Antônio Teixeira de Oliveira (PT), deixou a cidade no domingo, em um ônibus alugado levando outros 36 suspeitos de corrupção, todos considerados foragidos desde quarta-feira, quando deveriam ter se apresentado à Justiça. Eles tiveram prisão preventiva decretada por desvios de dinheiro público, envolvimento em crimes de lavagem ou ocultação de bens, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha, mas apenas um funcionário da prefeitura havia sido preso até a quarta-feira. O advogado que defende o prefeito, garantindo a inocência do cliente, informou que ele só vai se entregar à Justiça depois do feriado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
estação e linha ferrea em Senador Pompeu estão com obras paradas

Fonte Terra

terça-feira, 21 de junho de 2011

Igreja Assembléia de Deus comemora 100 anos de existência no Brasil

compartilhar
Em comemoração ao centenário das Igrejas Assembléia de Deus no Brasil, o templo sede de Caiçara do Rio do Vento, promoveu uma celebração dedicada especialmente aos 100 de missões realizadas pelas igrejas em todo o país. 

Durante o culto de comemoração ao centenário, liderado pelo Pastor Alxandre Juvêncio, houve varias atrações, Entre elas os grupos de louvores: Louvores e Sião, Rosa de Saron, Lírio do Vales, Jeová Shama e Rocha Eterna.





 Em seguida um vídeo organizado pela Igreja, com a chegada dos primeiros missionários no Brasil e retratando a história de fé da Igreja Assembléia de Deus em nosso país e em nossa cidade.


Ao final um dos pioneiros do evangelho em Caiçara, José Costa contou um pouco da trajetória da Igreja de Deus e nossa cidade.

O evento contou com um grande números de fieis que foram prestigiar as comemorações do centenário.






sábado, 18 de junho de 2011

Estudante de medicina pode pagar financiamento trabalhando em municípios pobres

compartilhar

Imagem ilustrativa da internet
O médico que usou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar a faculdade poderá quitar a dívida exercendo a profissão em municípios com pobreza extrema e em especialidades consideradas prioritárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Portaria 1.377, publicada terça (14), o médico que ingressar em equipes do Saúde da Família poderá abater 1% da dívida a cada mês de trabalho. Se quiser continuar no programa por mais oito anos e quatro meses, quitará o total do saldo devedor, inclusive juros. O profissional que optar pela residência médica em uma especialidade prioritária do SUS terá o prazo de carência do financiamento estendido por todo o período da residência. O benefício é uma tentativa do governo em atrair médicos para regiões onde há falta desses profissionais. A portaria traz os critérios para a escolha das regiões, entre eles, percentual da população sem plano de saúde, renda por habitante, número de moradores em extrema pobreza, beneficiários do Programa Bolsa Família, parcela da população que reside na área rural e oferta de leitos hospitalares. Em 30 dias, o Ministério da Saúde deverá divulgar a lista com os municípios e as especialidades médicas prioritárias. Desde março deste ano, professores que atuam na rede pública e querem fazer um curso superior podem usar esse mecanismo para pagar o financiamento. Para aqueles que já estão na carreira, o tempo em que estiver fazendo o novo curso e trabalhando em escola pública passa a contar para o abatimento da dívida. 
Da Agência Brasil / Diário de Pernambuco

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os maconheiros agradecem

compartilhar


O Supremo Tribunal Federal garantiu ontem (15), o direito da população de promover e realizar manifestações em prol da legalização de drogas em todo o Brasil. Os oito ministros que participaram do julgamento votaram a favor da recomendação da Procuradoria-Geral da República, que pediu que o direito constitucional à liberdade de expressão fosse levado em consideração. Segundo o relator do caso, ministro Celso de Mello, as manifestações podem ocorrer, desde que sejam pacíficas e não tragam qualquer tipo de incitação à violência.
Para ele, as passeatas e marchas não podem ser configuradas como apologia às drogas, uma vez que pautam “um importante e necessário debate das políticas e dos efeitos do proibicionismo” e o porte e uso de qualquer substância ilícita não será permitido. Já o ministro Luiz Fux afirmou que mesmo que os eventos estejam liberados, a presença de crianças e adolescentes não deve ser permitida, já que, segundo ele, os menores não possuem autonomia suficiente e podem ser influenciados de alguma forma.

FONTE: ROBSON PIRES

Jumentos do RN serão exportados para a China

compartilhar


Está sendo firmado um protocolo de intenções entre os Governos do Rio Grande do Norte e da China para exportação de 500 mil asininos (jumentos) para suprir a necessidade da indústria de cosméticos chinesa.
O produto é de tanto interesse que asiaticos estão no RN durante esta semana, com objetivo de conhecer o potencial do rebanho potiguar, procurando também conhecer a capacidade dos abatedouros. Entre os abatedouros foram visitados os de Ceará-Mirim, o Potengi, em Parnamirim e o de Natal.
Em companhia do secretário Betinho Rosado, o grupo visitará ainda o abatedouro e mercado de Mossoró e pretende conhecer a técnica de abate de bovinos, visualizando a possibilidade de uso para o abate dos asininos.
Além dos investimentos a serem feitos no Estado, o grupo se compromete em incentivar a produção local de asininos destinados à respectiva exportação para a China, garantindo o surgimento de um novo e promissor mercado para a pecuária do RN, cuja criação estima-se em torno 60 mil cabeças, criados de forma indisciplinada sem mercado consumidor definido.
De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Simplício Holanda a exportação muito interessante, porque há muito tempo se deixou de utilizar o jumento como animal de carga.
- Hoje, até para ir ao roçado, se vai de moto. Enquanto isso, esse animais estão nas BRs, oferecendo perigo aos motoristas, acrescenta Simplício.

fONTE: por Robson Pires

Durma-se com um barulho deste, com quase 3 mil emendas o PNE vai ficar para 2012

compartilhar

O projeto de lei que criará o novo Plano Nacional de Educação (PNE), enviado ao Congresso Nacional no fim de 2010, recebeu 2.919 emendas parlamentares na comissão especial que analisa a matéria na Câmara. O documento irá estabelecer 20 metas educacionais que o país precisa cumprir até o fim da década. O relator da matéria, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), tinha previsão de terminar o relatório em agosto, mas, diante do número recorde de emendas, o texto deve ser concluído em setembro.
Depois da apresentação do relatório, abre-se novo prazo para apresentação de emendas. O presidente da comissão especial, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), prevê que a tramitação do plano na Câmara seja concluída até novembro, quando o texto será encaminhado ao Senado. Apesar de boa parte das emendas serem repetidas, a comissão discute com o centro de informática da Casa a criação de umsoftware que seja capaz de classificá-las por tema para facilitar a análise por parte do relator. Gastão defende que não deve haver pressa para aprovar o novo PNE, apesar de o plano anterior ter perdido sua validade em dezembro de 2010 e o prazo de implantação do próximo ter começado neste ano.

terça-feira, 14 de junho de 2011

PEC que propõe fim da reeleição será votada amanhã

compartilhar



O relatório de Renan Calheiros (PMDB-AL) que deu parecer contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 39/2011 que trata do fim da reeleição no Poder Executivo e do aumento do mandato para cinco anos será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira (15). A PEC que sugere o fim da reeleição no Poder Executivo reuniu projetos de vários senadores e faz parte do conjunto de propostas formuladas pela comissão especial de reforma política que concluiu os trabalhos no início de abril.

Centro vai unificar dados sobre exploração sexual infantojuvenil pela internet

compartilhar
O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes pela internet vai ganhar mais um instrumento para melhorar o trabalho de investigações. O Centro Nacional de Proteção Online à Criança e ao Adolescente (Cenapol), que será lançado no mês que vem, vai reunir dados sobre os casos de abuso e exploração pela rede mundial de computadores.

MEC contempla Caiçara do Rio do Vento e outros municípios com unidades de educação infantil

compartilhar


CAIÇARA DO RIO DO VENTO
O Diário Oficial da União publicou, dia 9, a relação de 358 municípios contemplados com recursos do PAC 2 destinados à construção de quadras escolares poliesportivas e unidades de educação infantil.
No Rio Grande do Norte, estão contemplados com unidades de educação infantil e devem estabelecer contacto com o FNDE os seguintes municípios:
Caiçara do Rio dos Ventos
Caraúbas
Currais Novos
Jucurutu
Nova Cruz
Passa e Fica
Pau dos Ferros
Presidente Juscelino
Santana do Seridó
Santo Antônio
Serrinha e 
Vera Cruz

Relação de municípios do RN contemplados com quadras escolas poliesportivas:
Caraúbas
Currais Novos
Extremoz
Passa e Fica
Santo Antônio
São pedro
Serrinha e 
Sítio Novo.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Prefeito de Jardim de Angicos contrata mão de obra pedrapretense

compartilhar
Segundo informações oriundas do município de Pedra Preta o prefeito Agnelo Bandeira de Jardim de Angicos, vem contratando mão de obra pedrapretense.
Objetivo?

Comenta-se que o prefeito pretende lançar a esposa como vice prefeita de Pedra Preta nas próximas eleições.


Minha Fonte: pedra preta em foco

Ouro impulsiona investimentos no Rio Grande do Norte

compartilhar
Com a reativação da Mina São Francisco, a 26 km de Currais Novos, a produção de ouro no Rio Grande do Norte saltará de 47,65 gramas, valor registrado pelo Departamento Nacional de Pesquisa Mineral em 2009, para 3 toneladas a partir de 2013, quando a mina começa a operar. O volume será 62.000 vezes maior que o atual e poderá crescer ainda mais, considerando a entrada em operação de outros projetos.

Um desses projetos é o da Mina Bomfim, em Lajes, que entrará em operação nos próximos quatro meses, produzindo scheelita e ouro. De acordo com o engenheiro de minas Pedro Paulo Batista, diretor da mina, não é possível precisar a quantidade de ouro produzida, uma vez que o foco da empresa é a produção de scheelita. O volume, no entanto, ajudará a incrementar a produção do estado que hoje parece microscópica em comparação com a produção nacional.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...