sexta-feira, 1 de abril de 2011

Caiçara do Rio do Vento mantém homenagem à Ditadura Militar


Ontem 31 de Março, completaram-se 47 anos do golpe de estado de 1964, golpe este que jogou o Brasil no atraso, fechando o país, cerceando o direito de liberdade de expressão. Pois bem nossa cidade por obra não se sabe de quem até hoje homenageia este período negro da historia brasileira, nomeando a uma de nossas principais ruas de Rua Presidente Costa e Silva, justamente uns dos mais duros ditadores do regime militar. 

(No final do ano de 1968, o presidente Costa e Silva anunciou a instalação do Ato Institucional nº 5. Mais conhecido como AI-5, o decreto federal dava fim a todos os direitos civis, permitia a cassação dos mandatos parlamentares e o fechamento do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais sob a ordem direta do presidente. Ao mesmo tempo, limitava os poderes do Judiciário ao suspender o direito de hábeas corpus em crimes que iam contra a “segurança nacional”. Com tal medida, a perseguição política entrava em seus “anos de chumbo”, marcados pelas torturas, mortes e prisões que comporiam os sombrios “porões da ditadura”)

.Fica aquí a sugestão de que a Camara Municipal crie um Projeto de Lei renomeando a rua, onde poderia ser homenageado um dos tantos caiçarenses que ajudaram a construir nossa história.

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...