estatua joao camara 300x225 Hoje faz 63 anos da morte de João Câmara
João Severiano da Câmara, nasceu em 8/3/1895 em Taipu-RN

João Severiano da Câmara nasceu na localidade de Boa Vista, município de Taipu, em 8 de março de 1895 , sendo filho de Vicente Rodrigues da Câmara e Maria Rodrigues da Câmara. Seu pai, Vicente Rodrigues da Câmara era filho de João Severiano da Câmara e Tereza Rodrigues da Silveira. Portanto, ao filho, que foi o segundo da sua prole, foi dado o nome do avô paterno.

O destino de João Câmara parecia estar irremediavelmente ligado a Baixa-Verde. Tanto é que, ainda menino, por diversas vezes esteve em Cauassu, hoje distrito de João Câmara, passando dias de férias na casa de uma tia (irmã de seu pai), dona Joaquina Possidônio da Câmara, apelidada de dona Quininha, casada com Felipe Cândido Monteiro, cujos descendentes (família Monteiro) ainda hoje residem naquela pequena comunidade interiorana.
Ainda moço, aos 18 anos de idade, já apelidado de Vanvão, trabalhou no I.F.O.C.S (Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas), órgão que antecedeu o DNOCS, e como tal tinha a missão precípua de construir barragens para amainar o secular problema da escassez de chuva no nordeste brasileiro, missão que até os dias de hoje, já em pleno século vinte e um, se arrasta a passos de tartaruga.
Em 1928 João Câmara tornou-se o primeiro prefeito do recém criado município de Baixa-Verde, que se tornara autônomo, em grande parte, graças ao seu empenho, tomando posse às 13 horas do dia 1° de janeiro de 1929, no salão principal do grupo escolar Capitão José da Penha.
Depois de prefeito de Baixa-Verde, João Câmara exerceu o mandato de deputado estadual por duas vezes, ambas na década de trinta e, finalmente, senador da república por ocasião da redemocratização ocorrida após a segunda guerra mundial e a derrubada da ditadura de Getúlio Vargas, em 1945. Inusitado é o fato de que não há registro de sua posse no Senado Federal, sendo certo que não compareceu a nenhuma sessão por todo o tempo em que teve o mandato.
Foi um dos fundadores do Partido Social Democrático, o legendário PSD, chegando a exercer a sua presidência regional. A morte alcançou-o às seis horas e trinta minutos do dia 12 de dezembro de 1948, quando já havia sido escolhido governador, por consenso das maiores lideranças políticas do estado.

Nota do Caiçara News: João Camara foi um homem à frente do seu tempo, impulsionou a cultura algodoeira e o comercio na zona do mato grande, meu avô, Olavo Lisboa contou-me que graças a um emprestimo concedido por João Câmara pode enfim adquirir sua propriedade rural e dar ínicio a plantação do algodão, do qual obteve renda suficiente para quitar o compromisso assumido.