segunda-feira, 13 de junho de 2011

100 anos da Assembleia de Deus no Brasil

Em 19 de novembro de 1910, os suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, batizados no Espírito Santo, chegaram a Belém do Pará, procedentes dos Estados Unidos da América. Ao crer na doutrina pentecostal pregada pelos dois missionários, em 2 de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, Celina de Albuquerque, membro da Igreja Batista de Belém, enquanto orava, foi batizada com o Espírito Santo. Ambos haviam emigrado para a América, em épocas diferentes. Posteriormente, já amigos, e buscando juntos ao Senhor, receberam dele a revelação e a chamada missionária para virem para o Brasil, onde, em 18 de junho de 1911, em Belém do Pará, fundaram a Assembleia de Deus. A partir daí, a mensagem pentecostal começou a ser anunciada em todos os estados brasileiros.

Em Caiçara do Rio do Vento, a palavra de Deus começou a ser pregada na década de 50, através de missionários que adentravam aos sertões com o intuito de levar ao povo oprimido a palavra de esperança e salvação até então desconhecida da maioria.


Foi um trabalho árduo, os irmãos sofriam todo tipo de perseguição, mas com ousadia a semente foi plantada, todos os domingos no mercado publico de Caiçara ou em suas imediações a evangelização  começava a surtir os seus efeitos, as primeiras conversões aconteciam. Até que no ano de 1979 Caiçara ganhou seu primeiro templo evangélico. Hoje a Assembleia de Deus está instalada em um novo templo que foi inaugurado no centro da cidade no ano de 2007.


Neste domingo, no templo da AD, será realizado grande culto de ação de graças pelo centenário, onde será apresentada a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Brasil.

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...