segunda-feira, 7 de abril de 2014

Matusalém morreu afogado?

compartilhar A clássica história da Arca de Noé pode revelar fatos muito interessantes em suas entrelinhas...
Quem nunca ouviu falar de Matusalém, o cara que mais tempo viveu de acordo com a Bíblia (969 anos)? De acordo com a bíblia, antes das águas do dilúvio as pessoas viviam muito mais do que atualmente, entorno de centenas de anos. Pois então, para quem não sabe de acordo com o texto de Gênesis ele é o avô de Noé! Para quem não sabe também, o pai de Matusalém (e, consequentemente, o bisavô de Noé) não é nada mais nada menos do que Enoque, “o homem que andou com Deus”. Você não conhece Enoque? O que a Bíblia diz a seu respeito é apenas isso: “Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.” (Genesis 5.24 - NVI). É isso mesmo! Ele foi o primeiro cara que a Bíblia diz que Deus o levou para si, sem conhecer a morte!
Você consegue imaginar a profundidade da intimidade que Enoque tinha com Deus? E as coisas boas que ele devia passar para o seu filho Matusalém? As conversas sobre o que Deus falava com ele, sobre o que havia aprendido de novidade, sobre o diluvio que Deus traria a Terra... Opa! Diluvio?! É sim, diluvio. A bíblia também faz uma citação de Enoque e esta se encontra no livro de Judas, lá no Novo Testamento, e é uma profecia: ”Enoque, que viveu há muito tempo, a sétima geração depois de Adão, disse o seguinte: Eis que o Senhor virá, acompanhado de milhares de milhares dos seus santos, para trazer o juízo a todas as pessoas do mundo e convencer todos os perversos das coisas terríveis que fizeram em rebelião contra Deus, e revelar todas as palavras terríveis que esses pecadores ímpios disseram contra ele”. (Judas 14 e 15 – Nova Bíblia Viva). E importante lembrar que Enoque foi arrebatado, segundo a Bíblia, 734 anos antes do diluvio.
Como será que Matusalém reagia a todas essas coisas que seu pai dizia? E como será que reagiu diante da noticia do arrebatamento de seu pai que ocorreu quando Matusalém tinha 300 anos? Há também outro cara que provavelmente ouviu as palavras e viu as experiências de Enoque, o seu neto Lameque (o pai de Noé), que nasceu quando Matusalém tinha “apenas” 187 anos, isto é, 113 anos antes do arrebatamento de Enoque. Como eram suas reações ao que seu avô Enoque experimentava de Deus? Uma dica importante pode estar em Genesis 5.28 e 29: “Aos 182 anos, Lameque gerou um filho. Deu-lhe o nome de Noé e disse: Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela terra que o Senhor amaldiçoou”.
Parece que Lameque realmente compreendeu as grandes coisas que seu avô disse e viveu, e compreendeu que em seu filho Noé se cumpririam muitas das promessas que Deus já havia feito para sua família. Noé não conheceu Enoque em vida, pois quando nasceu ele havia sido arrebatado 69 anos antes, entretanto certamente não deixou de lado o que Deus queria dele. Tanto é que em Gênesis 6.6 a 8 diz que Deus ficou triste por ter feito os seres humanos mas, aprovava o que Noé fazia. Só escaparam do dilúvio, segundo a Bíblia, 8 seres humanos: Noé, sua esposa, seus três filhos e três noras.
Mas você pode se perguntar: e Lameque, seu pai, que havia profetizado a respeito de seu filho? Gênesis 7.6 (NTLH) diz: ”Noé tinha 600 anos de idade quando as águas do dilúvio cobriram a terra.” E em Gênesis 5.30 já havia dito que Lameque viveu 595 anos depois do nascimento de Noé! Logo ele morreu 5 anos antes do dilúvio... E Matusalém? Já havia morrido há mais tempo, pois era o pai de Lameque? Não. Matusalém teve Lameque com 187 anos (Gênesis 5.25), Lameque teve Noé aos 182 anos (Gênesis 5.28). 187 + 182 = 369. Noé tinha 600 anos quando desceram as águas do dilúvio: 369 + 600 = 969. Gênesis 5.27: “E morreu Matusalém com 969 anos de idade!”
Ué?! Matusalém morreu afogado? O avô de Noé, o filho de Enoque, ficou de fora da Arca?! É o que a Bíblia diz. De tudo o que disse e viveu o seu pai Enoque, o seu filho Lameque e principalmente o seu neto Noé (que por 120 anos construiu a arca), Matusalém provavelmente não creu, ou pelo menos, não deu o devido crédito, pois se assim fosse certamente aquele ancião estaria na Arca.Você pode pensar: como esse cara pode ter sido tão cabeça dura?! Mas nós quantas vezes não deixamos de ouvir a voz de Deus, que nos fala em muitos momentos de maneiras tão óbvias? Será que muitas vezes deixamos de enxergar a Deus por meio dos que estão a nossa volta? Pelas maravilhas da criação de Deus? Ou então quando nos fechamos para os nossos conceitos e queremos independência para viver a nossa vida como bem entendemos? É tudo uma questão de escolha, Matusalém fez a dele, e qual será a nossa?


By Bryan.

Um comentário:

geraldo alves souza disse...

(Gênesis 5.25), Lameque teve Noé aos 182 anos (Gênesis 5.28). 187 + 182 = 369. Noé tinha 600 anos quando desceram as águas do dilúvio: 369 + 600 = 969. Gênesis 5.27: “E morreu Matusalém com 969 anos de idade!”.......................mas em genesis 7:11 NO DECINO SETINO DIA DO SEGUNDO MES DE 600 ANOS VEIO O DILUVIO ENTÃO PRESUME (2 MESES E 17 DIAS DA SUA MORTE VEIO O DILUVIO)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...