segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Prefeito diz que não removerá o totem ‘Sorocaba é do Senhor Jesus’




O prefeito tucano Vitor Lippi disse que não vai remover o totem com a inscrição “Sorocaba é do Senhor Jesus” que se encontra instalado na avenida Marginal, na entrada da cidade. A decisão contraria a Divisão de Áreas Públicas do Município, que havia anunciado a remoção do totem por ser irregular. O prefeito afirmou que houve um “mal entendido”.

Henrique Pinheiro, um dos dois estudantes de direito que questionaram a legalidade do totem junto ao Ministério Público, disse que Lippi recuou por causa de pressão de religiosos.

O próprio prefeito admitiu ter sido procurado por pastores quando um jornal da cidade noticiou a remoção. Ele falou ter sido acordado logo pela manhã por religiosos para que desse uma justificativa. “Eu nem estava sabendo [sobre a remoção]”.

Na avaliação do promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, o totem fere a laicidade do Estado brasileiro. A Constituição determina que nenhuma instância de governo subsidie ou participe de qualquer atividade religiosa. Marum aguarda informações da prefeitura para tomar as providências legais.

Lippi disse ter sido dele a decisão de instalar o totem em 2006. Ele não mencionou que se tratou do atendimento de um pedido feito pelo pastor Carlos Cézar da Silva, na época vereador e atualmente deputado estadual. Cézar estaria por detrás das pressões que fizerem o prefeito recuar.

Lippi disse que mandou erigir o totem para “homenagear as manifestações cristãs”. “Repartições públicas mantêm crucifixos, aqui mesmo na minha sala tem um, a Câmara abre suas sessões com a leitura da Bíblia, o Judiciário também utiliza esses símbolos. Qual é a inconstitucionalidade que existe nisso?” O prefeito disse que vai explicar ao promotor Marum por que manterá o totem.
Fonte: Paulo Lopes | Divulgação: Midia Gospel

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...