sábado, 16 de junho de 2012

MINHA TERRA TEM POESIA

Maria Avani Celestino Cirino, poetisa e cordelista potiguar de Caiçara do Rio dos Ventos/RN


Aqui Avani participando junto aos alunos, das comemorações que a E. E. Izabel Gondim prestou às escritoras potiguares por ocasião das comemorações de aniversário do bairro Rocas em Natal/RN.


 
O nosso Rio Grande do Norte é mesmo muito rico em todas as áreas só precisamos conhecê-lo mais, muito mais. Abro esse espaço aqui para falar no que se refere à literatura feminina potiguar, quase todo dia estamos encontrando mulheres que escrevem e contam suas histórias que são lindas e diversificadas, e assim vão caminhando por emoções, saudosismos e por ai vão contemplando vários estilos e assim, às vezes, sem querer, sem saber, e sem intenção, elas vão também contando a história do RN, cada uma fala de sua família, da praça de sua cidade de origem, de seus professores, de sua religião, de sua escola querida, da pessoa que cuidou de sua infância, de uma árvore que lhe deixou saudade, de sua prainha, de sua calçada, e por ai vão politizando, sentido saudade, contando e recontando suas histórias.... Se formos juntar as histórias dessas mulheres estaremos contando não um pouco, mas um muito de nossa história potiguar. É com prazer que compartilho com vocês um pouquinho da rica literatura de cordel da cordelista Avani Cirino, vamos saber mais dessa potiguar de Caiçara do Rio dos Ventos?


Maria Avani Celestino Cirino, nascida em Caiçara do Rio dos Ventos-RN, em 30/05/1959. Filha de Olímpio Celestino e Isabel Celestino da Conceição, já falecida. Casada com José Carlos Cirino, mãe de dois filhos: Carlos Auricelli e Cláudio Aurecellis. Concluinte do Ensino Médio, na Escola Estadual Ana Julia – Zona norte.
Obras publicadas: Rimando com a verdade, Passe o tempo e conheça histórias reais, e Rimando com a verdade – volume 2. Ela é evangélica da Igreja Batista no Parque dos Coqueiros – Zona norte de Natal/RN.

(Nessa foto acima Avani participa do "Café Literário" na Sala de Leitura Flauzineide Moura da E. E. Izabel Gondim nas Rocas. Ao lado de Avani está também participando a cordelista e poetisa Sirlia Lima).


******
O livro é um amigo


O livro é um amigo
Que pode lhe ajudar
Seja qual for o momento
Seja qual for o lugar
E o que você precisa
Simplesmente é consultar.


O livro é amigo
E ninguém pode negar
O livro, livro dos livros
Você tem que acreditar
Falo da Bíblia sagrada
Que é primeiro lugar.


Na Bíblia você descobre
Um Deus que é criador
Nela tem todas as dicas
Pra você ser vencedor
Ela é feita para o leigo
E também para o doutor.


Temos o dicionário
Que é um grande professor
Lhe corrige com carinho
Por isso lhe dê valor
Ele é capaz de fazer
De você um locutor.


Quando há dificuldade
Para você escrever
Ele é um bom convite
Disposto a lhe socorrer
Não fique tão constrangido.

Abuse do seu saber.

Temos os livros didáticos
Que não dá pra dispensar
Juntamos as disciplinas
Que servem para educar
Por isso que todo tempo
Você tem que pesquisar.


Temos livros de poesias
Livros com ilustrações
Temos livros atuai
Outros fora de ação
Mas livro, é sepre livro
Serve para educação.


Você até pode um dia
Ser um ilustre escritor
Isso não acontecendo
Sem dúvida é um leitor
E ganha conhecimento
Sem precisar ser autor.


FONTE:http://divulgadoraliterocultural.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...