quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Agricultores familiares participaram de curso sobre beneficiamento de pescado em Caiçara do Rio do Vento


Alunos também aprendem a desenvolver pratos à base do pescado
Alunos também aprendem a desenvolver pratos à base do pescado
O município de Caiçara do Rio dos Ventos,  recebeu nos dias 6 e 8 de dezembro a última edição do Curso de Beneficiamento de Pescado, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), através da Emater-RN.
O curso reuniu cerca de 25 agricultores familiares na Fazenda São Luiz, distante nove quilômetros do centro do município. 

As aulas teóricas e práticas foram realizadas soba responsabilidade dos extensionistas rurais da Emater-RN, engenheiros agrônomos Ubirajara Fernandes e Neide Alcântara. Os alunos foram capacitados em como Boas Práticas de Manipulação, incluindo a limpeza correta do pescado e o reconhecimento do peixe em bom estado de conservação.
Outro objetivo do curso é esclarecer sobre a importância do consumo do pescado para a saúde humana. Os alunos vão aprender a produzir pratos variados à base de pescado, como a moqueca e a isca, linguiça, hambúrguer, paçoca, entre outras receitas.
Os resíduos dos peixes também são aproveitados na alimentação animal, a partir do processamento de escamas, guelras e vísceras. Já a pele é usada na fabricação de produtos como bolsas, cintos e demais acessórios.
Fonte: Emater-RN

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...