segunda-feira, 14 de março de 2011

Usina japonesa sofre explosão; aumenta risco em reator nuclear







Aumentou nesta segunda-feira, 14, o risco de derretimento parcial do núcleo do reator número 2 do complexo nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão. Horas mais cedo, uma explosão de hidrogênio afetou o reator 3, arrancando o teto da instalação. A Tokyo Electric Power Co (Tepco), empresa que administra a usina, não descarta o risco de um acidente nuclear de grandes proporções no local.


Segundo a empresa, as barras de combustível ficaram totalmente expostas, após uma queda do nível de água que cobria o combustível nuclear. Ocorreu então um superaquecimento que pode ter levado ao derretimento do núcleo. Posteriormente, os níveis de água se recuperaram. De acordo com a rede de TV japonesa NHK, detectou-se radioatividade ao redor do local.
No outro reator, a segunda explosão de hidrogênio em três dias danificou o teto do prédio e foi sentida a uma distância de 40 km.Ao menos 11 funcionários ficaram feridos. O governo ordenou que pessoas num raio de 20 km da usina ficassem dentro de suas casas.
De acordo com a Tepco e com o governo, não houve vazamento de radiação na explosão de hoje. No reator afetado pela explosão, o núcleo ainda estaria intacto.
Ao menos 180 mil pessoas foram retiradas de áreas próximas à usina e 160 podem ter sido contaminadas pelo vazamento de radiação de um terceiro reator, o de número 1, ocorrida no sábado. Os danos estruturais à usina foram causados pelo terremoto de magnitude 9 da última sexta-feira, que interrompeu o fornecimento de energia e o sistema de resfriamento dos reatores do complexo.

fonte: estadão

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...