segunda-feira, 28 de março de 2011

Líbia: Otan vai assumir comando das operações militares


Rebeldes preparam arma anti antiaérea em Ras Lanuf - Foto: / Reuters.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordou [ontem] em assumir o comando total das operações militares na Líbia, afirmaram um diplomata e uma autoridade da Otan.
Atualmente, o controle está nas mãos de uma coalizão liderada por França, Estados Unidos e Reino Unido. Após oito dias de ataques a alvos líbios, o governo americano está ansioso para entregar à Otan a responsabilidade pelo combate às forças do ditador Muamar Kadafi.
[Ontem], Trípoli foi novamente bombardeada por caças. Segundo a TV estatal líbia, áreas civis foram alvejadas. As forças estrangeiras estão bombardeando Sirta, cidad natal de Kadafi, pela primeira vez desde o início da ofensiva, acrescentou a emissora.
- A Otan decidiu hoje implementar todos os aspectos da resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) de 1973 para proteger civis e áreas de população civil sob ameaças de ataque por parte do regime de Kadafi - disse uma autoridade da Otan.
- Tudo estará agora sob o comando da Otan - acrescentou o diplomata.
A decisão foi tomada durante uma reunião, em Bruxelas, na Bélgica, com embaixadores da Otan, que reúne 28 países-membros. Isso significa que, a partir de agora, a organização passa a controlar todos os aspectos da operação contra Kadafi, incluindo ofensivas terrestres para proteger civis.
FONTE: BLOG DO RICARDO NOBLAT

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...