domingo, 20 de fevereiro de 2011

Abertas as comportas da barragem de Poço Branco



comportas barragem poco branco 300x200 Comportas da barragem já foram abertas
Foto:blog de Poço Branco)

As previsões de que o inverno deste ano será acima do normal com possibilidade de enchentes em algumas áreas do Rio Grande do Norte, fez com as autoridades do Departamento Nacional de Obras contra as Secas(DNOCS)  abrissem as comportas da barragem engenheiro José Batista do Rego, no município de Poço Branco.
Desde a última quarta-feira(16) que uma das comportas da barragem está com 100% de sua vazão, ou seja completamente aberta, juntamente com uma outra em seu volume mínimo. Segundo informações de populares, um dos engenheiros do DNOCS teria afirmado que esta medida visa evitar danos ao Vale do Ceará-Mirim e Extremoz como ocorreu em 2009 e em anos anteriores caso o inverno previsto para 2011 seja concretizado.
No passado os moradores de Poço Branco não aceitavam que as comportas fossem abertas antes da barragem sangrar, mas com o passar dos anos, a comunidade passou a entender que a barragem foi construída para controlar as cheias do Vale do Ceará-Mirim e pertence ao Governo Federal, não a Poço Branco, apesar de ter sido construída dentro do seu território.

fonte: professor sesimar

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...