quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Caiçara é pioneira em projeto experimental de energia renovavél

Projeto Pioneiro

Foi fechada uma parceria entre o Governo do Estado, a USP e a Empresa Aeroespacial Alemã para um projeto pioneiro no mundo que será implantado de forma experimental no RN, mais precisamente em Caiçara do Rio dos Ventos. Aquí , serão instaladas duas torres que, pela manhã, vão gerar energia solar e à noite, produzirão energia à base de biomassa.

"Sem dúvida nenhuma o Rio Grande do Norte será um pólo internacional nesse setor. Temos tudo a nosso favor e já estamos trabalhando sério nesse sentido. Para se ter uma idéia, só com a produção eólica, em 2012, seremos auto-sustentáveis na geração de energia elétrica, e, em 2013, poderemos até exportar energia. Isso terá uma representatividade econômica imensurável com a vinda de investimentos estrangeiros e a geração de milhares de empregos", ressaltou o governador Iberê.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem dois parques eólicos em operação. O da Petrobrás, que começou a funcionar em 2004, gerando 1,8 (MW) de energia e o da Iberdrola em Rio do Fogo, que entrou em atividade em 2006, com a produção de 51,1 (MW).

Ainda neste ano, o Parque Alegria I da empresa Multiner, em Guamaré, entra em operação com capacidade para gerar 561,1 (MW) de energia eólica. Enquanto o Alegria II, da mesma empresa e também em Guamaré, está em construção e começa a funcionar em 2011 para produzir 661,9 (MW).
 

Nenhum comentário:

A Família Câmara de Caiçara do Rio do Vento.

 Os "Câmara" da região de Caiçara do Rio do Vento, descendem de José Dionísio da Câmara, nascido em Extremoz aproximadamente em 17...