sábado, 30 de junho de 2012

OAB confirma: Ouve perseguição religiosa de Conselho Federal a psicóloga cristã

compartilhar A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB do Paraná decidiu por unanimidade, que a psicóloga Marisa Lobo Franco Ferreira Alves sofreu perseguição religiosa por parte do Conselho Federal de Psicologia do Paraná (CFP/PR).


Marisa é evangélica e vem sofrendo pressão por parte do CFP/PR para retirar das redes socias suas declarações de fé, sob pena de sofrer sanções do Conselho. (Clique aqui e leia matéria relaciona publicada pelo Verdade Gospel)

Segundo a psicóloga, a decisão é inédita no Brasil. “Por decisão unânime e inédita no Brasil, a OAB prova juridicamente a perseguição religiosa por parte de uma autarquia a uma profissão”, desabafa Marisa.

O parecer foi relatado pela doutora Francielli Morêz e revisado pelos doutores Sandro Mansur Gibran e Paulo Henrique Gonçalves, o qual foi analisado e aprovado na reunião mensal da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/PR, realizada no dia 14 de junho deste ano. A reunião foi presidida pelo doutor Acyr de Gerone, contando com a aprovação de seus membros presentes, os doutores Edna Vasconcelos Zilli, Allan Kardec Carvalho Rodrigues, Hugo Jesus Soares, Jessika Torres Kaminski, João Vitor Holz França, Mykael Rodrigues de Oliveira e Otoniel Oliveira Santos.

fonte: verdade gospel

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Série Fauna Caiçarense: juriti-vermelha

compartilhar


Características

Mede 27 cm de comprimento. Pontas das rectrizes laterais esbranquiçadas e as penas das axilas e parte inferior das asas ferrugíneas. Extremidade da rêmige primária mais externa afina abruptamente.

Alto da cabeça cinza-claro, a região em torno dos olhos azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado. Na fêmea, o colorido geral é mais claro do que o do macho.

Habitat

Áreas quentes como capoeiras e campos adjacentes, bordas de florestas densas e cerrados. Em nosso municipio [Caiçara do Rio do Vento] ocupa as areas de serra e grotões

Ocorrência

Em quase todo o Brasil e também do sul dos Estados Unidos até a Argentina.

Hábitos

Vive no chão solitária ou aos pares. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima.

Alimentação

Sementes e frutos no chão. Como os demais columbídeos, ao beber, não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.

Reprodução

Faz ninho típico de pombinhas - uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão. Põe 2 ovos brancos ou cremes a camurça-pálidos, que medem 27-33 x 21-23 mm.

O casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é representada pelo "leite-do-papo".

Ameaças

Caça e destruição do habitat

terça-feira, 26 de junho de 2012

Série Retrô: Os 30 anos da Copa de 1982

compartilhar Não que ele fale de uma das conquistas emblemáticas da Amarelinha, mas certamente mostra um clássico do mundo futebolístico: o álbum de figurinhas do chiclete Ping Pong da Copa do Mundo da Espanha de 1982! Completinho obviamente, ele mostra uma das melhores equipes que o Brasil já teve, dirigida por um dos melhores técnicos que o Brasil já teve, mas que jamais foi campeã do mundo. Num jogo absolutamente dramático (e inesquecível para gente da minha idade que viu com lágrimas nos olhos a eliminação do timaço brasileiro) que ficou conhecido como a "Tragédia do Sarriá", Paolo Rossi e sua Azzurra despacharam a seleção que encantou a Espanha e o mundo. A talentosa equipe pode ter perdido, mas jamais foi esquecida por seu futebol esplendoroso. Longe vai o tempo em que a preocupação dos jogadores era apenas em jogar futebol e defender as cores do seu país. Pelas figurinhas, dá pra relembrar e comprovar que pelo menos neste quesito nada mudou daquele tempo pra hoje: os cabelos, definitivamente, nunca foram o forte das nossas seleções. Para ver o álbum inteiro, clique no link após as fotos e divirta-se! "Colecionavelmente legaus"!
Link
 
fonte: Bem Legaus

segunda-feira, 25 de junho de 2012

‘Jesus é o meu único e suficiente salvador’, diz Léo Moura ao ser batizado

compartilhar


Léo Moura se batizou pela Igreja Batista num sítio do Rio de Janeiro

O jogador de futebol Leonardo Moura se batizou neste sábado (23) pela Igreja Batista, em um sítio em Pedra de Guaratiba (RJ). O lateral do Flamengo afirmou ter entregue a sua vida nas mãos de Deus.

“Foram 33 anos da vida antiga e daqui para frente é uma vida nova. Espero que seja melhor do que antes. Não posso reclamar da minha vida antes da Igreja, mas espero que daqui por diante seja melhor, junto à minha família”, disse Léo Moura, logo após o batismo.

Ele também acredita na renovação de seu contrato com o Flamengo, onde quer encerrar a carreira e, quem sabe um dia, exercer outra função.

A emoção acompanhou o camisa 2 da Gávea do início ao fim do batismo. Concentrado como se fosse entrar em campo para uma decisão, ele admitiu o nervosismo, enquanto ouvia as explicações do pastor Josué Valandro Júnior, misturado às outras 66 pessoas que iam ser batizadas. Entre os fiéis, de beca branca, o famoso jogador quase se torna anônimo. Na chamada, atendeu por Leonardo da Silva. Durante o culto que antecedeu o batismo, Léo quebrou o gelo e foi o primeiro a atender o chamado do bispo para testemunhar a transformação que a fé gerou na sua vida.


A emoção acompanhou os presentes do início ao fim

“Graças a Deus nunca tive uma vida ruim, mas nunca fui feliz como sou hoje. Uma vez, em Brasília, numa tarde de autógrafos num shopping, havia uma fila com mais de mil pessoas. Duas senhoras se aproximaram, e uma falou: ‘Não vim pegar autógrafo ou tirar foto. Vim lhe dizer que Deus tem uma grande obra para a sua vida’. Hoje, tenho certeza que essa obra vai se realizar. Não quero mais largar essa vida”, discursou Léo Moura, sem conter as lágrimas.

Durante toda a cerimônia, o lateral só se destacava dos demais por causa dos pedidos para tirar fotos. Após o culto, seguiu em fila até a piscina e aguardou a sua vez de passar pela águas. Primeiro, uma pessoa com dificuldade de locomoção, crianças, famílias e mais alguns grupos. Quando chegou a vez de Léo Moura, outros cinco fiéis também entraram na água.

O pastor pergunta a todos se confirmam que: “Jesus é o único e suficiente salvador”. Depois do mergulho, Léo Moura, mais uma vez, chorou. Além dele, Rafinha e Caio, das divisões de base, também foram batizados.

Fonte: O Dia

domingo, 24 de junho de 2012

O espírito puro, simples e equilibrado

compartilhar "Quanto mais o indivíduo é consciencioso e quanto mais simples de coração ele se torna, ele tem mais facilidade de compreender as coisas sublimes, pois recebe a luz do conhecimento que vem do alto. O espírito puro, simples e equilibrado não se distrai com muitos labores, pois tudo faz para a glória de Deus. Se ele possuir paz interior, não buscará um fim egoísta em qualquer coisa. Na verdade, o que pode causar mais problemas e aflições do que os desejos descontrolados do coração?"

In: Tomás de Kempis, The Master Christian Library, citado no livro de Steve & Lois Rabey, Lado a Lado, Editora Sepal e Editora Textos, 2004, pp. 42 e 43. 
fonte: Canto do Jo

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Campeonato de Futsal Feminino de Caiçara do Rio do Vento, chega a final.

compartilhar

Na noite do último sábado [16 de junho], aconteceu a final do 1º Campeonato Municipal de Futsal Feminino, que teve a organização da Secretaria Municipal de Esportes, Laser e Turismo.

Equipes perfiladas cantando o hino nacional

Na grande final que envolveu as equipes As Periguetes e CRV, o público lotou as dependências da quadra poliesportiva do Bairro de Nova Descoberta.

O jogo foi emocionante do começo ao fim, e teve como grande campeã a equipe As Periguetes que venceu a equipe do CRV nas penalidades pelo placar de 1 a 0, após empate de 2 a 2 no tempo normal
A Premiação foi entregue às capitães das equipes pelo Secretário Municipal de Esportes, Luiz Filho
A grande Campeã - As Periguetes [Serra da Gameleira


Equipe vice campeã - CRV
Capitã das Periguetes [Suzi] recebe trofeu, medalhas e RS 200,00 em premiação pelo título.














Lena, capitã do CRV, recebe das mão do Secretário de Esportes, Luiz Filho, trofeu medalhas e premiação de RS 100,00 pela segunda colocação
Cimar - artilheira do campeonato pela equipe do CRV


Neidinha da equipe, As Periguetes foi a goleira meno vazada da competição

sábado, 16 de junho de 2012

MINHA TERRA TEM POESIA

compartilhar Maria Avani Celestino Cirino, poetisa e cordelista potiguar de Caiçara do Rio dos Ventos/RN


Aqui Avani participando junto aos alunos, das comemorações que a E. E. Izabel Gondim prestou às escritoras potiguares por ocasião das comemorações de aniversário do bairro Rocas em Natal/RN.


 
O nosso Rio Grande do Norte é mesmo muito rico em todas as áreas só precisamos conhecê-lo mais, muito mais. Abro esse espaço aqui para falar no que se refere à literatura feminina potiguar, quase todo dia estamos encontrando mulheres que escrevem e contam suas histórias que são lindas e diversificadas, e assim vão caminhando por emoções, saudosismos e por ai vão contemplando vários estilos e assim, às vezes, sem querer, sem saber, e sem intenção, elas vão também contando a história do RN, cada uma fala de sua família, da praça de sua cidade de origem, de seus professores, de sua religião, de sua escola querida, da pessoa que cuidou de sua infância, de uma árvore que lhe deixou saudade, de sua prainha, de sua calçada, e por ai vão politizando, sentido saudade, contando e recontando suas histórias.... Se formos juntar as histórias dessas mulheres estaremos contando não um pouco, mas um muito de nossa história potiguar. É com prazer que compartilho com vocês um pouquinho da rica literatura de cordel da cordelista Avani Cirino, vamos saber mais dessa potiguar de Caiçara do Rio dos Ventos?


Maria Avani Celestino Cirino, nascida em Caiçara do Rio dos Ventos-RN, em 30/05/1959. Filha de Olímpio Celestino e Isabel Celestino da Conceição, já falecida. Casada com José Carlos Cirino, mãe de dois filhos: Carlos Auricelli e Cláudio Aurecellis. Concluinte do Ensino Médio, na Escola Estadual Ana Julia – Zona norte.
Obras publicadas: Rimando com a verdade, Passe o tempo e conheça histórias reais, e Rimando com a verdade – volume 2. Ela é evangélica da Igreja Batista no Parque dos Coqueiros – Zona norte de Natal/RN.

(Nessa foto acima Avani participa do "Café Literário" na Sala de Leitura Flauzineide Moura da E. E. Izabel Gondim nas Rocas. Ao lado de Avani está também participando a cordelista e poetisa Sirlia Lima).


******
O livro é um amigo


O livro é um amigo
Que pode lhe ajudar
Seja qual for o momento
Seja qual for o lugar
E o que você precisa
Simplesmente é consultar.


O livro é amigo
E ninguém pode negar
O livro, livro dos livros
Você tem que acreditar
Falo da Bíblia sagrada
Que é primeiro lugar.


Na Bíblia você descobre
Um Deus que é criador
Nela tem todas as dicas
Pra você ser vencedor
Ela é feita para o leigo
E também para o doutor.


Temos o dicionário
Que é um grande professor
Lhe corrige com carinho
Por isso lhe dê valor
Ele é capaz de fazer
De você um locutor.


Quando há dificuldade
Para você escrever
Ele é um bom convite
Disposto a lhe socorrer
Não fique tão constrangido.

Abuse do seu saber.

Temos os livros didáticos
Que não dá pra dispensar
Juntamos as disciplinas
Que servem para educar
Por isso que todo tempo
Você tem que pesquisar.


Temos livros de poesias
Livros com ilustrações
Temos livros atuai
Outros fora de ação
Mas livro, é sepre livro
Serve para educação.


Você até pode um dia
Ser um ilustre escritor
Isso não acontecendo
Sem dúvida é um leitor
E ganha conhecimento
Sem precisar ser autor.


FONTE:http://divulgadoraliterocultural.blogspot.com.br

terça-feira, 12 de junho de 2012

Pré-História de Caiçara do Rio do Vento

compartilhar

Em busca de mais provas de que nossa história é muito mais do que conhecemos, encontrei em um blog, estas imagens de artefatos pré-históricos encontrados em nosso município.



PONTAS DE LANÇAS E FLECHAS PRÉ-HISTÓRICAS

Pré-história do Rio Grande do Norte
Artefatos_silex encontradas em Caiçara do Rio dos Ventos-RN

13/03/2011 Publicada por Getúlio Moura

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Série Fauna Caiçarense: A extinção da Ema

compartilhar
Nesta fotografia podemos ver uma ema na caatinga. A fotografia foi obtida na área de caatinga do município de Curaçá, BA., em 11 de outubro de 2002.

O fato

A presença da ema nas áreas de caatinga do Nordeste é uma raridade. A espécie da caatinga é Rhea americana que habita também os cerrados. Na caatinga, esta espécie foi severamente reduzida em função da caça predatória praticada pelos agricultores. Se diz que os nordestinos caçam os animais silvestres para saciar sua fome, todavia, em diversos estudos realizados na região, a caça é mais pelo espírito esportivo, visto que, a maioria dos caçadores são pessoas da cidade ou fazendeiros que dispõem de muitos animais como caprinos e ovinos, os quais seriam suficiente para matar a fome de seus proprietários. As emas são animais onívoros com dieta composta degramíneas, leguminosas e pequenos animais da caatinga. Em estudos de observação na região de Irecê, BA. no município de Jussara, foram vistas 22 emas em estado selvagem consumindo frutos do imbu.


Em nosso município [Caiçara do Rio do Vento], a Ema era bastante comum na caatinga, meu avô Olavo Lisboa, foi testemunha deste tempo, segundo ele, era comum o homem do campo sair em procura do ninho da ema de onde retirava todos os ovos encontrados para seu consumo. Este ato, junto com a caça do próprio animal foram os responsáveis pela extinção completa da ave em nossa região.


com dados do blog fatos e fotos da caatinga

Curiosidades: onde ficava a "casa-da-mãe-Joana"?

compartilhar

De acordo com Reinaldo Pimenta, professor de língua portuguesa, a expressão popular surgiu no século XIV a partir das desventuras de uma Joana que, de rainha, passou a ser fugitiva.

Segundo descreve Pimenta, em seu livro Casa da mãe Joana, Joana I era a rainha de Nápoles e considerada a protetora cultural de poetas e intelectuais por causa de sua beleza e inteligência. Ela se casou com seu primo Andrew, irmão de Luís I, rei da Hungria.

Algum tempo depois, Andrew foi assassinado em uma conspiração que, de acordo com a obra, teve a participação da própria Joana. Enfurecido, o irmão da vítima resolveu invadir Nápoles em 1348 perseguindo Joana, que se viu obrigada a fugir para a localidade de Avignon, na França.

Uma vez instalada em um palácio que já havia sido a moradia de sete papas, Joana passou a mandar e desmandar na cidade. Tanto que resolveu regulamentar os bordéis de Avignon, determinando que cada estabelecimento deveria ter uma porta por onde qualquer pessoa poderia entrar. A partir disso, cada bordel ficou conhecido como "Paço da Mãe Joana", considerada a dona da cidade.

Mais tarde, Joana vendeu a cidade com a condição de ser declarada inocente de participação na morte do ex-marido. Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho e herdeiro, Carlos de Anjou.

No Brasil, a palavra "paço" foi modificada para um formato mais popular, "casa", gerando a expressão como é conhecida até hoje: "Casa-da-mãe-Joana".



fonte: terra

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DEUS O RESSUSCITOU DOS MORTOS

compartilhar "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que DEUS O RESSUSCITOU DOS MORTOS, serás salvo." Romanos 10:9

Todas as falsas religiões e seitas negam esta verdade absoluta! Espiritismo, Mormonismo, Testemunhas de Jeová, Nova Era, etc.
Quem nega a ressurreição corporal de Jesus Cristo não tem o direito legítimo de dizer que é cristão; continua um incrédulo, uma vez que a morte e a ressurreição de Cristo é o evento central na salvação (Rom 1:4; 4:25; 5:10,17; 6:4-10; 8:11,34).




domingo, 3 de junho de 2012

Série cidades do RN: Luis Gomes

compartilhar

HISTÓRIA DE LUÍS GOMES

O Tenente-Coronel Luís Gomes de Medeiros, natural de Caicó, chegou à região no ano de 1756, com o objetivo de edificar raízes e de construir o futuro. Ao chegar a localidade, chamada de Serra do Senhor Bom Jesus, o Tenente Coronel construiu uma pequena casa, a primeira da futura povoação, e iniciou, em caráter experimental, um plantio de milho, feijão, mandioca e árvores frutíferas. Antes de regressar a Caicó, Luís Gomes de Medeiros passou a responsabilidade de cuidar das recentes plantações para seu fiel escravo Jacó. O escravo Jacó, trabalhador leal, deu conta do recado. Quando retornou a Serra do Senhor Bom Jesus, um ano depois, o Tenente-Coronel encontrou os frutos brotando da terra e o resultado do pioneiro trabalho sendo garantido pela fertilidade dos verdes campos da região.

As sementes para a fundação de uma nova povoação estavam definitivamente lançadas pela penetração no Alto Oeste Potiguar do obstinado caicoense. Não se sabe as razões que levaram Luis Gomes de Medeiros a deixar sua terra natal para aventurar-se nos rumos do desconhecido, nos distantes caminhos do extremo oeste. O povoamento da Serra do Senhor Bom Jesus foi se tornando realidade e mais exploradores foram chagando à localidade, construindo suas moradias, cultivando o solo, praticando a caça abundante, fazendo crescer o comércio local e avançando para outras áreas. Com o passar dos anos, os moradores da localidade decidiram mudar o nome do povoamento para Luís Gomes, numa merecida homenagem ao desbravador caicoense. Em 5 de julho de 1890, pela Lei nº 31, Luís Gomes foi desmembrado de Pau dos Ferros e tornou-se município do Rio Grande do Norte.




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Escola Biblica Dominical - Classe dos Juvenis

compartilhar
LIÇÃO 10 - CHAMADO PARA TESTEMUNHAR DE CRISTO

ENFOQUE BIBLICO“Bem aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho de tuas mãos, feliz serás, e te irá bem.” (Sl 128.1,2)

OBJETIVOS:
Explicar o significado do vocábulo testemunha.
Apresentar o significado das expressões “sal da terra” e “luz do mundo”.
Discutir com os alunos a importância de ser uma testemunha fiel a Cristo.

INTRODUÇÃO
Ser testemunha de Cristo é ser sal da terra, um verdadeiro representante de Cristo neste globo terrestre. A ordem é que testemunhamos até os confins da terra, viver em meio a uma sociedade corrompida como preservador da moral e da ética é ser luz numa sociedade corrompida sem participar da mesma.



Mais informações »
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...